Diversidade Humana UVA

Você está aqui

Diversidade Humana

A Universidade Veiga de Almeida e a Rede Ilumno têm como missão “produzir, sistematizar e difundir conhecimentos que contribuam para a formação de profissionais éticos, empreendedores, dotados de senso crítico, sensibilidade cultural e inteligência criativa, conscientes do seu papel social, profissional e do seu compromisso com a cidadania”.

Sob esse compromisso, a UVA institui o documento Políticas de Respeito à Diversidade Humana: Acessibilidade e Inclusão, que contempla questões concernentes à igualdade e ao direito, sintoniza-se com renovados compromissos políticos do Brasil porque tem, igualmente, o intuito de colaborar com a melhoria da qualidade da Educação Brasileira.

 

Quem somos

 
O que é a Comissão de Respeito à Diversidade Humana: Acessibilidade e Inclusão na Universidade Veiga de Almeida – UVA
 
Considerando a responsabilidade da UVA com a formação e o desenvolvimento dos alunos da Rede Ilumno, de forma ética e responsável, e, como já é de seus conhecimentos, o Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação Presencial e a Distância do Inep indica a transversalidade das temáticas da acessibilidade e da educação dos direitos humanos e ambiental. Optou-se, então, por ordenar os procedimentos para alcançar as finalidades da educação na instituição.
 
Para que tais medidas se efetivem, foi instaurada uma Comissão de especialistas que assessora a Prograd nos cursos de graduação pela Portaria Prograd nº 12, de 25 de maio de 2015, e que teve a missão de escrever a Política Institucional de Respeito à Diversidade Humana: Acessibilidade e Inclusão na UVA.

 

 
Princípios da Política Institucional de Respeito à Diversidade Humana: Acessibilidade e Inclusão na UVA
 
A participação dos diversos segmentos da instituição e a absorção dos diferentes documentos legais estão presentes na Política Institucional de Respeito à Diversidade Humana: Acessibilidade e Inclusão na UVA. Esta traça os objetivos em consonância com o princípio constitucional da igualdade, baseados no respeito à diferença. Esse princípio se concretiza no reconhecimento da paridade de direitos, considerando, nos seus lugares e modos de realização, as diferenças sociais, culturais, de gênero, étnicas, orientação sexual, físicas, sensoriais, intelectuais, religiosas, linguísticas e outras. Sob essa orientação, a materialização do respeito às diferenças no cotidiano educacional é evidenciada nas maneiras de acessar os espaços e recursos didáticos, de fazer leituras de mundo e de construir conhecimentos.
 

A UVA assume o compromisso com as políticas públicas de inclusão social, que desencadeiam ações afirmativas que têm por finalidade minimizar as desigualdades, prevendo melhorias de igualdade, bem-estar e desenvolvimento social por meio de programas que visam à inclusão, oferecendo a todos um aumento significativo na qualidade de vida. Assim, todos os espaços da UVA são comprometidos com a superação das desigualdades historicamente acumuladas, buscando a garantia da igualdade de oportunidades e de tratamento. A UVA, então, corrobora para dirimir os efeitos da segregação, formando profissionais de forma ética e socialmente responsáveis para agir com competência no campo social e profissional, contribuindo para uma sociedade justa e democrática.

 

Principais Iniciativas da UVA

São indicadas e concretizadas ações afirmativas integradoras nos campos do ensino, da pesquisa e da extensão, afirmando a cultura da valorização dos direitos, da dignidade humana, de uma qualidade educacional comprometida com valores, hábitos e atitudes no convívio de uma sociedade multicultural e da garantia do direito da igualdade de oportunidades, de não discriminação, de acessibilidade das diferentes pessoas que compõem a comunidade universitária.

 

Suíte VLibras

A Suíte VLibras consiste em um conjunto de ferramentas computacionais de código aberto, responsável por traduzir conteúdos digitais (texto, áudio e vídeo) para a Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, tornando computadores, dispositivos móveis e plataformas Web acessíveis para pessoas surdas.
 
Como funciona
O VLibras é uma suíte de ferramentas utilizadas na tradução automática do Português para a Língua Brasileira de Sinais. É possível utilizar essas ferramentas tanto no computador Desktop quanto em smartphones e tablets. Acesse aqui.

 

Ações

Campanha Time do Respeito

 

Episódio 01: Time do Respeito - Lucas

 

Episódio 02: Time do Respeito - Pedro

 

Episódio 03: Time do Respeito - Mariana

 

Episódio 04: Time do Respeito -  João

 

Episódio 05: Time do Respeito - Gabriel

 

Episódio 06: Time do Respeito - Gabriela

 

Episódio 07: Time do Respeito - Juliana

 

Episódio 08: Time do Respeito - Prof. Josemar Araujo

 

Episódio 09: Time do Respeito - Murilo

 

 

Eventos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

UVA e diversidade na mídia

 

·       Laboratório de fonoaudiologia ajuda transexuais a readequar a voz no Rio

·       Projeto ajuda transexuais com adequação vocal

·       Diversidade de gênero pode ser tema da redação do Enem 2017

·       Como será?

·       Professor dá aulas gratuitas de adequação de de voz para trans

·       Trans adaptam corpo e voz em aulas no Rio: "É ótimo não me chamarem mais de senhor"

·       Um doutor da voz contra o preconceito

·       Fala padrão

·       Refugiados ganham bolsas para cursar universidade no Brasil

 

 

Em 15 de Fevereiro de 2017 a Universidade Veiga de Almeida assinou o acordo de cooperação celebrado entre o Ministério da Justiça e cidadania e o Ministério da Educação para a implementação do Pacto Nacional Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade e da Cultura de Paz e Direitos Humanos.

 

 

 

 

Núcleo de Acessibilidade

Considerando a responsabilidade da UVA com a formação e o desenvolvimento dos alunos da Rede Ilumno, de forma ética e responsável, a Pró-Reitoria de Graduação instituiu em 10 de outubro de 2016 o Núcleo de Acessibilidade da Universidade Veiga de Almeida (Portaria no60ª/2016) com  o compromisso de atender as Políticas de Respeito à Diversidade Humana: Acessibilidade e Inclusão da IES, oriundas das discussões da Comissão de Respeito à Diversidade humana: Acessibilidade e Inclusão (Portaria nº 012, de 25 de maio de 2015).

 

Contatos

O Núcleo de Acessibilidade da UVA possui representantes em todos os Campi da IES e atende desde então, todas as pessoas com necessidades especiais da comunidade acadêmica, sejam discentes e/ou funcionários.

Campus Tijuca
Profª. Tatiana Lima
E-mail: [email protected]

Campus Barra 
Prof. Guilherme Faria
E-mail: [email protected]

Campus Cabo Frio
Profª. Marta Dias
E-mail: [email protected]

Coordenadora: Profª Tatiana Lima
E-mail: [email protected]

Políticas de Respeito à Diversidade Humana: Acessibilidade e Inclusão

Clique aqui para fazer download.