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Dicas da UVA: Como se alimentar bem no verão?

Maria Eduarda Bellei, estagiária da Comunicação Institucional   |    Barra Tijuca Cabo Frio

Coordenador de Nutrição explica como manter uma dieta saudável nesta época do ano

 

Férias, praia, diversão e muito sol são o combo perfeito para deixar qualquer um de bom humor. Entretanto, no meio de tanta distração, é fácil esquecer de manter uma alimentação balanceada. Para ajudar, o coordenador de Nutrição da Universidade Veiga de Almeida (UVA), Carlos Eduardo das Neves, indica as melhores maneiras de aliar o calor aos bons nutrientes.

 

O ideal para a estação é apostar nos alimentos mais ricos em água, como frutas, verduras e legumes, e comidas pouco gordurosas (carnes magras e grãos). É fundamental focar nos sucos naturais e em todos os ingredientes ricos em sais minerais, que ajudam a evitar a desidratação muito comum em crianças e idosos nesta temporada.

 

O nutricionista também alerta sobre a importância de consumirmos frutas e verduras de cores diferentes ao longo do dia. “Apesar de todos serem extremamente ricos em vitaminas e fibras, os compostos bioativos, variam muito em suas composições. Por isso, devemos ingerir tipos diversos para garantir a absorção dos mais variados nutrientes”, explica.

 

Auxiliando no bronze, a recomendação geral é beber um mínimo de dois litros de água por dia e focar nos alimentos ricos em carotenoide, como cenoura, beterraba, batata baroa, abóbora e mamão. Além de serem poderosos antioxidantes, a substância também é precursora da vitamina A que, entre outras funções, sintetiza pigmentos e atua diretamente na respiração celular.

 

Para o coordenador, as refeições precisam ser equilibradas nesta e em qualquer época do ano, pois cada uma tem sua  necessidade e, assim, é possível manter o organismo sempre sadio. “Especificamente no verão, a regra básica é manter a hidratação”, destaca.

22/jan/2019

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