Você está aqui

Notícia

< Voltar

Notícia < Voltar

Campus: 
Cabo Frio
Tijuca
Barra

Cursos de Saúde promovem debate nas escolas de Cabo Frio

Maria Eduarda Bellei, estagiária da Comunicação Institucional   |    Cabo Frio Tijuca Barra

Alunos de Enfermagem, Fisioterapia e Educação Física visitam semanalmente colégios da região

 

Os cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Educação Física da Universidade Veiga de Almeida (UVA) estão promovendo o Projeto Ciranda da Educação, que acontece semanalmente, desde outubro deste ano. Com o objetivo de levar conhecimento para escolas públicas e privadas de Cabo Frio, os universitários abordam de forma dinâmica temas como educação sexual, depressão, transtornos alimentares, entre outras questões da área da saúde.

 

A iniciativa educacional consiste em capacitar a população defasada de informação, a fim de que elas possam guiar de forma mais segura as decisões do seu corpo. A ideia surgiu com a disciplina Educação e Saúde. “Sempre levei meus alunos para visitar colégios, comunidades e praças públicas para a realização de campanhas, até que tornamos isso em um projeto”, explica a professora de Enfermagem, Claudia Machado.

 

Os alunos são divididos em grupos e, dispostos numa ciranda, debatem sobre o tópico determinado, apresentando vivências que aproximam os adolescentes da realidade. Segundo Claudia, a intenção é ser extremamente lúdico com o protagonismo da juventude e trazer uma provocação, fazendo com que a pessoa saia da oficina com vontade de aprender mais sobre o assunto, além de auxiliá-la em como aplicar esses novos conhecimentos no dia a dia.

 

Atualmente, existe uma fila de escolas que querem fazer parte do projeto e, para Claudia, esse tipo de ação é fundamental para os futuros profissionais. “Além de humanizar a formação dos universitários, o projeto tem grande relevância, visto que por meio dele a prática é bastante estimulada”, ressalta.

 

A estudante do segundo período de Enfermagem, Bruna Gomes, participa da oficina e fala sobre o Projeto Ciranda da Educação: “Enriquecer nossa humanidade e ter a oportunidade de fazer a diferença na vida de jovens é gratificante. Vemos o retorno quando o adolescente volta até nós buscando mais informações, mesmo depois das apresentações”.

 

Ciências Biológicas e da Saúde

08/nov/2018

Tema:
Graduação,