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Alunos e professores participam de congresso de Fono

Thayná Titoneli, estagiária da Comunicação Institucional   |    Tijuca Barra Cabo Frio

Ao todo, nove trabalhos elaborados na UVA foram apresentados no 18º Congresso da Fundação Otorrinolaringologia, em São Paulo

 

 

Alunos e professores do curso de Fonoaudiologia da Universidade Veiga de Almeida (UVA) participaram no último mês do 18º Congresso da Fundação Otorrinolaringologia, em São Paulo. O evento teve um total de nove trabalhos elaborados por discentes da Veiga, todos produzidos como Projeto de Iniciação Científica (PIC UVA) e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

 

O congresso, que é considerado um dos mais importantes da área no Brasil, contou com a presença de palestrantes nacionais e internacionais, promovendo interação entre estudantes e profissionais ativos no mercado de trabalho. Dos nove trabalhos aprovados em formato pôster, a pesquisa Emissão de registro de assobio em cantoras classificadas como sopranos, do recém-formado Patrick Amaral, foi escolhida para ser apresentada oralmente.

 

Para Patrick, a experiência foi marcante em sua vida acadêmica. “Estou muito feliz pelo resultado e de poder ver uma plateia de amigos e desconhecidos observando meu trabalho. A caminhada foi incrível e sou muito grato ao apoio dos professores”, destaca.

 

Para a coordenadora do curso, Fabricia Duarte, a participação de alunos e professores em eventos externos faz toda a diferença na graduação. “Promove uma troca de conhecimento e cria uma relação de igualdade e união com os docentes”, ressalta.

 

Ao todo, oito professores e cerca de 50 alunos participaram como congressistas. Veja a relação de trabalhos apresentados na lista abaixo:

 

 

• Efeito imediato da massagem relaxante cervical e laríngea sobre a frequência fundamental de docentes universitárias: estudo piloto, da egressa Nathane da Silva e os professores Reynaldo Gomes Lopes, João Carlos Lopes e Isabela Poli

 

 

• Triagem fonoaudiológica das habilidades preliminares de leitura e escrita e processamento auditivo central em escolares dos alunos Ryan de Azevedo, Heloisa Sodré e Hayesca Valença e os professoras Fabricia Duarte e Karla de Vasconcelos

 

 

• A importância da audição no processo de desenvolvimento da linguagem oral em escolares das alunas Ingrid Morgado Cardozo Nogueira, Karina Estef da Silva, Deborah Anne da Conceição Carvalho e Bruna da Silva Lopes Barros e as professoras Karla de Vasconcelos e Fabricia Duarte

 

 

• Estudo de caso sobre a readequação vocal do transgênero feminino: modificações das características vocais da egressa Gisele Braga da Silveira Bizarro e os professores João Carlos Lopes, Isabela Poli e Reynaldo Lopes.

 

• Análise da frequência fundamental e da intensidade vocal após a utilização do equipamento New Shaker do egresso Felipe Valle da Cunha e a professora Isabela Poli

 

• Saúde vocal de estudantes universitários de canto erudito de uma universidade do Rio de Janeiro: analisar informações para prevenir problemas da egressa Amanda Pessoa e os professores Reynaldo Lopes, Isabela Poli, Viviane Marques e João Carlos Lopes

 

• Influência dos hormônios sexuais na audição do público transgênero e transsexual do Centro de Saúde Veiga de Almeida do egresso Almir Juan Mendes Moreira e a professora Susi Latt  

 

• Mielomeningocele: uma abordagem fonoaudiológica das alunas Mariane da Silva Barros, Tainá de Carvalho Stabille Moreira, Gilvana Gabriela Oliveira Faria, Maria Cecília Gomes Valeriano e a professora Renata Barcelos.

 

 

11/set/2019

Tema:
Graduação,

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