Você está aqui

Notícia

< Voltar

Notícia < Voltar

Campus: 
Campus Tijuca
Campus Barra da Tijuca
Campus Cabo Frio
Campus Botafogo

Centro de Saúde da UVA a serviço da Zona Norte há 21 anos

Universidade Veiga de Almeida   |    Campus Tijuca Campus Barra da Tijuca Campus Cabo Frio Campus Botafogo

Clínica-escola desempenhou papel crucial no tratamento de pacientes com sequelas da Covid-19 por meio de fisioterapia respiratória e exames auditivos

 

O Centro de Saúde Veiga de Almeida (CSVA), localizado na Praça da Bandeira, na Tijuca, é um complexo clínico que abrange infraestrutura de atendimento completa nas áreas de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Odontologia. Há 21 anos, a clínica-escola da Universidade Veiga de Almeida (UVA) oferece serviços gratuitos e a preços populares, reinvestidos na manutenção do prédio e dos equipamentos, principalmente aos moradores da Zona Norte.

 

O prédio de oito andares abriga cinco clínicas de odontologia, totalizando 120 cadeiras; um centro de esterilização; três ginásios de fisioterapia, sendo um deles com piscina; cinco ambulatórios de fonoaudiologia; salas de avaliação audiológica, de prática de pilates e de reabilitação cardiorrespiratória; espaço de terapias orientais e acupuntura; e um andar de laboratórios usados especificamente para o desenvolvimento de pesquisas.

 

Na avaliação de Davino Pontual, diretor de Marketing e Comunicação da UVA, além de desempenhar um papel social por meio dos serviços prestados para a comunidade local, o Centro de Saúde da Veiga também atrai outros públicos em busca da excelência da clínica. “O reconhecimento externo do CSVA vem sendo conquistado ao longo dos anos, principalmente pela qualidade na formação dos profissionais que estagiaram na clínica-escola e hoje atuam no mercado e dos professores”, destaca.

 

A estrutura que possibilita a atuação prática em grande escala é uma das principais vantagens dos cursos na área de saúde da UVA. O campus Tijuca fica a 850 metros do Centro de Saúde  (10 minutos a pé). “Ter contato com equipamentos de primeira linha e com os pacientes desde a triagem até o atendimento, além de receber orientação em tempo real, possibilita uma experiência completa para o aluno e faz com que ele siga mais seguro para a vida profissional”, ressalta Davino.

 

Criado em 2000, o CSVA contabiliza 118.503 prontuários abertos, ou seja, são 5.643 atendimentos por ano. Essa média, no entanto, poderia ser ainda maior. Em 2020, a clínica precisou suspender a prática presencial em função da pandemia, mas manteve alguns atendimentos remotos supervisionados, como foi o caso dos exercícios respiratórios que ajudaram centenas de pessoas afetadas pelo vírus da Covid-19 a retomar a capacidade respiratória. 

 

No começo deste ano, seguindo todos os protocolos sanitários, o Centro de Saúde reabriu as portas para realização gratuita de exames auditivos em pacientes acometidos pelo coronavírus que apresentaram redução da capacidade auditiva, vertigem e náuseas, e também para fisioterapia respiratória. Os tratamentos odontológicos também foram retomados, além do novo  serviço de acupuntura e outras especialidades da medicina tradicional chinesa, como reflexologia podal, auriculoterapia, ventosaterapia e moxabustão.

 

Na área de fonoaudiologia, há cinco anos o CSVA desenvolve um trabalho de extrema importância social: ajuda a população transgênero – indivíduos que não se identificam com o seu sexo biológico – a adequar a voz à aparência e conectar em definitivo a imagem do gênero com que se reconhece. O atendimento engloba exercícios para melhorar a força muscular da laringe, a variação tonal, que pode ser do grave para agudo, os sons hiperagudos, no caso das mulheres trans, e o abaixamento de laringe para os homens trans.

 

Na Odontologia são prestados serviços como cirurgia buco-maxilo-facial, dentística, implante, prótese periodontia, endodontia, odontopediatria, ortodontia, ortopedia funcional dos maxilares, radiologia e atendimento de pacientes especiais. Na fisioterapia, além do tratamento de recuperação pulmonar para sequelas da Covid-19, a clínica-escola oferece atendimento de traumato-ortopedia, neurologia, pilates, Reeducação Postural Global (RPG) e hidroterapia.  O objetivo para o próximo ano é abrir outras frentes nas áreas de odontologia digital, biomedicina, enfermagem e nutrição.

19/nov/2021

Tema:
UVA,

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com os nossos TERMOS DE USO E POLITICAS DE DADOS. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.