Teste de perfil profissional: o que é e como descobrir o seu?

  • carreira
  • perfil profissional
  • teste

Para escolher a melhor carreira, é interessante fazer o teste de perfil profissional. Ele consiste na avaliação das características de uma pessoa para saber em qual atuação ela teria mais chances de obter sucesso e satisfação.
 
Esse é um processo de autoconhecimento, que ajuda a criar um plano de desenvolvimento pessoal alinhado com os seus interesses. Também é uma maneira de valorizar o próprio potencial, afinal, você terá mais oportunidades de encontrar a profissão em que poderá explorar todas as suas habilidades.
 
Com isso, você pode destacar os seus pontos fortes no currículo e nas entrevistas, além de equilibrar as dificuldades. Assim, sua atividade será sempre estimulante, pois estará relacionada com aquilo que traz mais motivação.
 
Quer saber mais sobre o teste de perfil profissional e como descobrir acerca da sua personalidade para o trabalho? Continue a leitura e confira!
 
 

QUAL A DIFERENÇA ENTRE TESTE VOCACIONAL E TESTE PROFISSIONAL?

É comum que exista uma confusão entre teste vocacional e teste de perfil profissional, mas eles não são a mesma coisa. O teste vocacional vai apontar áreas com as quais você tem mais afinidade, por exemplo: psicologia, pedagogia, direito, etc.
 
Por outro lado, o teste de perfil profissional está mais relacionado com o mercado de trabalho e a atuação específica. Dentro do ramo escolhido, você conta com muitas possibilidades de carreira, e isso também pode ser difícil de definir.
 
Nesse sentido, é recomendado fazer o teste vocacional quando ainda não se sabe qual área deseja seguir. Já o teste de perfil profissional é uma boa alternativa para elaborar um plano de carreira a partir de tal escolha
 

QUAL A IMPORTÂNCIA DE CONHECER O PERFIL PROFISSIONAL?

O autoconhecimento é fundamental para construir uma carreira sólida, com resultados positivos. Isso também contribui para encontrar uma profissão que traga satisfação. Veja alguns bons motivos para buscar o teste de perfil profissional.
 

IDENTIFICAR OPORTUNIDADES

Quando uma pessoa não sabe bem o que quer profissionalmente, é comum que tente todas as ofertas de emprego que aparecem. Com isso, ocorre um desgaste com coisas que não se enquadram no próprio perfil dela e, consequentemente, mais frustrações.
 
Ao identificar o segmento desejado, fica mais fácil procurar as oportunidades certas e investir nelas, o que aumenta as chances de ter um retorno positivo. Isso porque você foca toda a sua atenção no que é de fato relevante para o seu desenvolvimento profissional.
 

DEFINIR OBJETIVOS COM MAIS CLAREZA

Para conseguir crescer profissionalmente, é muito bom ter um foco de onde quer chegar. Sabendo o que você espera alcançar com o seu trabalho, é possível estabelecer os objetivos mais claramente.
 
Isso faz diferença na sua formação. Se você ingressa no ensino superior, por exemplo, entendendo o que pretende conquistar com a sua graduação, pode direcionar as suas atividades complementares conforme a sua meta.
 

SABER EM QUE SE DESENVOLVER

Outro benefício importante de conhecer o seu perfil profissional e definir as suas metas é saber quais são os pontos que precisam ser melhorados e quais podem ser destacados em sua apresentação.
 
Com isso, se tem um direcionamento das capacitações, cursos e outras experiências que podem ser feitas para deixá-lo mais perto do que deseja. É uma maneira de evitar perder tempo com atividades que não trazem satisfação nem ajudam a alcançar as suas metas.
 
 

COMO DESCOBRIR O PERFIL PROFISSIONAL?

Para conhecer as suas características e afinidades profissionais, é possível fazer alguns testes específicos, que geram resultados mais exatos. Porém, com uma autoanálise obtém-se uma noção de em qual perfil você se encaixa melhor. Alguns exemplos que podem ser encontrados são:
 

• Comunicador — pessoa com facilidade de comunicação, trabalha bem em equipe, interage de modo agradável com todos e se adapta a mudanças constantes;

• Analítico — está sempre atento aos detalhes, observa tudo e apresenta tendência a ser perfeccionista. Conta com um senso crítico bastante apurado;

• Planejador — gosta da rotina e de planejar tudo cuidadosamente. É cauteloso e gosta de estabilidade;

• Executor — é uma pessoa prática e se destaca pela proatividade. Se aventura sempre em novas tarefas e não tem medo dos desafios.
 

É possível que uma pessoa se identifique com características de diferentes perfis profissionais. Portanto, é preciso fazer um acompanhamento mais cuidadoso para elaborar um plano de carreira acertado. Veja algumas dicas.
 

MAPEIE SUAS HABILIDADES

Para conseguir visualizar melhor o que se destaca em seu perfil é bom traçar um mapa das suas qualidades. Observe como é a sua relação com as pessoas, com as atividades que realiza no cotidiano e consigo. É bom colocar tudo no papel, para que fique mais fácil de perceber as compatibilidades entre o que for registrado e os perfis.
 

DESENVOLVA SEU AUTOCONHECIMENTO

Esse processo de identificar as suas afinidades, interesses e onde se encaixa melhor envolve o autoconhecimento. Por isso, algumas perguntas relevantes a se fazer são:
 

• Do que eu realmente gosto?

• Onde as minhas habilidades se destacam?

• Como eu me vejo no futuro?

• O que eu espero de um trabalho ideal?

 
Mesmo que você procure um teste mais formal, as respostas para essas perguntas devem sempre ser buscadas internamente, para que elas estejam mais próximas dos seus desejos.
 

FAÇA PERGUNTAS SOBRE VOCÊ PARA PESSOAS PRÓXIMAS

 
É possível que você tenha qualidades que ainda nem se deu conta. Por isso, mesmo que seja uma decisão individual, as outras pessoas podem oferecer ajuda. Pergunte a quem convive com você um pouco mais sobre as suas características e mostre abertura para esses feedbacks.
 
As pessoas do seu cotidiano podem colaborar muito para evidenciar coisas que a própria autoanálise não possibilita. Assim, receba as respostas, avalie o que faz sentido e descarte o que não contribui para encontrar o seu caminho profissional.
 
Dessa forma, o teste de perfil profissional pode ser uma ótima ferramenta para auxiliar na construção de uma carreira de sucesso. Isso porque ele permite explorar as atividades que trazem mais satisfação e motivação, além de ajudar a traçar um plano de carreira.
 
É muito bom que você possa contar com uma boa instituição de ensino para se preparar para o mercado e ter mais sucesso. Entre em contato com a UVA e conheça nossos cursos.

X

X

Oi, como posso te ajudar?

ESCOLHA UMA DESTAS OPÇÕES E FALE COM A GENTE:

WhatsApp
Nosso chat
(21) 2574 8888
hubspot controller