Quais as principais profissões do futuro? Veja o guia completo!

Por UVA, Março 17, 2020

Com as mudanças da sociedade surgem novas áreas de atuação, enquanto outras perdem o seu espaço. Assim, para conseguir uma carreira de sucesso, é importante conhecer as profissões do futuro e, com isso, aproveitar as oportunidades que são criadas constantemente.

Nesse sentido, é essencial acompanhar as renovações do mercado e se adaptar a elas. Algumas ocupações não necessariamente deixam de existir, mas apenas modernizam a sua performance. Se antes, por exemplo, os advogados atendiam a todos os tipos de problemas jurídicos, atualmente se valoriza o trabalho cada vez mais especializado, para melhorar a experiência do cliente e fidelizá-lo.
 
Acompanhar as tendências é uma necessidade para quem quer ter destaque na sua área de interesse. Ficou curioso e quer conhecer mais sobre as profissões do futuro? Então confira este guia completo que preparamos para você! Boa leitura!
 
 

1. O QUE SÃO AS PROFISSÕES DO FUTURO?

Com as transformações sociais e tecnológicas, surgem novas demandas e, assim, muitas possibilidades. Nesse cenário, as profissões do futuro são aquelas capazes de solucionar os problemas que surgem com os avanços científicos e tendem a ser cada vez mais valorizadas.
 
Além das ocupações mais promissoras, é válido considerar que os líderes e gestores também buscam novas habilidades nos talentos na hora da contratação ou de uma promoção. Por isso, é de extrema importância estar atento a essas exigências para estar sempre em posição de destaque.
 
 

2. QUANDO UMA PROFISSÃO É CONSIDERADA DO FUTURO?

A resposta é simples: quando ela está alinhada com as mudanças da sociedade e oferece soluções para essas novas características. É importante antever o futuro do seu campo de interesse e encaixar tais elementos modernos ao que você gosta de fazer.
 
As atividades do futuro são também as que mostram uma tendência de crescimento e valorização dos talentos, bem como potencial de maior retorno financeiro. Dessa forma, não se referem necessariamente a áreas de atuação novas, mas aquelas que tenham indícios de expansão.
 
 

3. POR QUE O MERCADO ESTÁ EM CONSTANTE EVOLUÇÃO?

O surgimento de novas tecnologias é um fator importante para a evolução do mercado. Isso traz também necessidades que não existiam antes. Enquanto vários serviços ficaram automatizados, como pagar uma conta, solicitar um serviço de transporte privado ou fazer compras, outras carências surgiram.
 
Assim, é fundamental se preparar para a modernização do trabalho e se atualizar constantemente. A nova sociedade valoriza qualidades como agilidade, competência, bom relacionamento, transparência e inovação, portanto, é preciso desenvolvê-las.
 
 

4. QUAIS OS IMPACTOS DA TECNOLOGIA NO MERCADO DE TRABALHO?

A tecnologia tem um importante impacto na sociedade e traz grandes mudanças para as relações de emprego. Um estudo feito pelo Instituto of The Future mostra que 85% das profissões que existirão em 2030 ainda não foram criadas. Com isso, percebemos como a tecnologia interfere no aparecimento de novos postos. Ela tem o potencial de mudar a maneira de se trabalhar e indica a necessidade de acompanhar essas alterações.
 
 

5. QUAIS AS PRINCIPAIS PROFISSÕES DO FUTURO?

Agora que você já sabe qual a importância de se renovar e acompanhar as tendências do mercado, confira a seguir algumas ocupações com bom potencial de crescimento para o futuro!
 
 

5.1. ENGENHEIRO AMBIENTAL

Esse é um exemplo de profissão que não é nova, mas que tem potencial para se tornar cada vez mais promissora. Isso ocorre porque tem sido crescente a preocupação com os danos provocados ao meio ambiente e suas inúmeras consequências.
 
Os profissionais que buscam soluções inteligentes para o melhor destino dos resíduos terão o seu desemprenho valorizado. Da mesma forma, existe a necessidade de se desenvolver tecnologias de preservação do meio ambiente em diversos setores da sociedade, o que faz a atividade do engenheiro ambiental ser muito importante para o mundo moderno.
 

5.2. DESENVOLVEDOR DE REALIDADE AUMENTADA

A realidade aumentada é uma tecnologia muito valorizada e tem muito potencial de crescimento. Com esse recurso é possível estabelecer uma interação entre o mundo real e o virtual.
 
É uma ótima forma, por exemplo, de uma empresa de construção mostrar ao cliente como ficará o seu imóvel depois de pronto. A expectativa é de que essa ferramenta se torne mais acessível, já que hoje em dia o seu valor é bastante elevado. Para isso, cria-se uma demanda de pessoas criativas e com boa capacidade de operacionalizar a tecnologia.
 

5.3. GERENTE DE PRODUTO

Assim como os profissionais precisam mudar a sua forma de atuação, os produtos e serviços necessitam de renovações constantes para continuar atraentes e eficazes. O gerente de produto — ou product manager — deve ser alguém com visão de futuro, que consiga compreender as reais necessidades do público, para determinar como deve ser a entrega final — seja ela física, seja ela digital.
 
Ele tem papel importante para motivar a equipe e mostrar qual a imagem do produto deve ser transmitida para as pessoas, bem como as melhores estratégias para fazer isso. Também é relevante para o sucesso da empresa e para a satisfação do cliente.
 

5.4. ANALISTA DE PESQUISAS DE MERCADO

As novas formas de propaganda e as mudanças nos perfis dos consumidores fizeram com que as companhias renovassem as suas estratégias de marketing. Nesse contexto, surgem novos canais de comunicação e diferentes formas de interagir com o público.
 
Essa circunstância traz a necessidade de mais especialização e de análises constantes de oportunidades. Tudo isso faz com que os responsáveis pela análise do mercado e dos resultados das estratégias sejam extremamente requisitados. As tarefas são abrangentes e não ficam limitadas apenas aos programas de divulgação.
 

5.5. DESIGNER DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS

O setor agrícola também precisa de constantes modernizações. Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) a produtividade da agropecuária cresce 3,43% ao ano. Por isso, é muito importante contar com bons profissionais para a modernização do trabalho.
 
O designer de máquinas agrícolas deve encontrar soluções mais eficientes, sustentáveis e econômicas para o setor, contribuindo para a automação da área e, consequentemente, para a lucratividade. Para isso, é preciso acompanhar as mudanças do segmento, especialmente as referências europeias, e conseguir fazer adaptações para as características da produção nacional.
 

5.6. PROFISSIONAIS DE BIG DATA

As pessoas que lidam com Big Data em todos os segmentos são indispensáveis na atual conjuntura. Isso ocorre porque o crescimento da internet e as novas tecnologias fizeram com que acumulássemos uma quantidade enorme de dados em processamento, que são difíceis de serem administrados.
 
Existem diferentes atuações nesse campo que buscam estratégias para melhorar o aproveitamento dos dados. Com isso, é possível favorecer o desempenho das organizações e também aprimorar a navegação dos usuários.
 

5.7. ESPECIALISTA EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

A Inteligência Artificial é bastante explorada nos filmes de ficção científica, em que máquinas têm emoções e conflitos com os humanos. Porém, longe de ser um problema para a humanidade, na realidade ela é uma grande tendência do mercado e que tem potencial para se tornar cada vez mais próxima do cotidiano das pessoas, com muitos benefícios.
 
O recurso já é utilizado em jogos eletrônicos, programas de segurança, ferramentas de reconhecimento por voz, robótica e até em diagnósticos médicos. Como se trata de uma área muito promissora, a demanda por bons candidatos deverá ser cada vez maior.
 

5.8. TÉCNICO EM TELEMEDICINA

A automação chega também para o ramo da saúde. Isso começou com o agendamento de consultas e a possibilidade de alguns contatos médicos de forma eletrônica. Contudo, em 2019 o Conselho Federal de Medicina regulamentou o atendimento médico a distância.
 
Trata-se da Telemedicina, que ainda é motivo de muita polêmica. Com a tecnologia se espera aumentar a quantidade de atendimentos e também levar assistência de qualidade a lugares onde não há profissionais disponíveis no momento.
 
O desafio é fazer isso sem expor pessoas a riscos e, por enquanto, só deve ser usado em casos específicos. Assim, haverá demanda por talentos que sejam capazes de desenvolver tecnologias desse tipo, com ética e respeito ao sigilo médico.
 

5.9. GUIA DE LOJA VIRTUAL

As lojas virtuais formam uma importante mudança no mercado, pois permitem ao cliente pesquisar os produtos de que precisam em qualquer lugar, na hora que for mais conveniente, sem a necessidade de deslocamento.
 
Porém, algumas pessoas ainda sentem falta do atendimento pessoal para tirar dúvidas e conversar sobre o produto. Para isso, contar com um serviço de guia de loja virtual pode ser uma importante estratégia para alavancar as vendas. Funciona como um suporte em tempo real e é uma tendência muito moderna e promissora.
 
 

6. QUAIS ÁREAS ESTÃO EM ALTA NO MERCADO DE TRABALHO?

Além dos novos trabalhos que surgem, existem outras áreas que continuam fortes e sempre precisam de bons profissionais. Conheça algumas que estão em alta no mercado!
 

6.1. DIREITO

O Direito no Brasil está bastante aquecido. Existem muitas possibilidades de atuação e o setor movimenta uma grande quantia em dinheiro no país, além de apresentar pouca instabilidade para os formados. De acordo com a Fenalaw, a maior feira jurídica da América Latina, as Lawtechs — empresas de tecnologia especializadas em assuntos jurídicos — cresceram 2.400% nos últimos 3 anos.
 
Assim, existem ramos que se mostram bastante vantajosos. São eles: eleitoral, trabalhista e compliance. Para se destacar, é importante contar com boa formação, além de buscar atualizações e especializações.
 

6.2. PSICOLOGIA

Assim como o Direito, a Psicologia é uma área com muitas oportunidades e que tem sido cada vez mais valorizada no mercado. Além disso, também é um campo com pouca flutuação.
Os investimentos em campanhas pelos cuidados com a saúde cresceram. Da mesma maneira, hoje em dia se entende a necessidade de melhorar as condições de trabalho nas organizações. Nesse cenário, o acompanhamento do psicólogo se mostra muito necessário.
 
A atividade mais procurada por quem faz essa graduação é na Psicologia clínica, para atender em consultórios. Porém, ainda existem muitas outras alternativas, como em empresas, escolas, órgãos públicos, grupos esportivos, entre outras.
 

6.3. ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

O engenheiro de produção tem um papel muito importante na economia. Ele deve encontrar soluções eficazes para o planejamento, a produção e a execução dos processos. Assim, o seu objetivo é aumentar a eficiência, a rentabilidade e a lucratividade do empreendimento.
 
O curso é capaz de formar engenheiros completos, com potencial para trabalhar em diversos âmbitos. Contudo, para aproveitar as melhores chances e construir uma carreira sólida, é imprescindível se manter informado e sempre buscar melhorar as suas qualificações.
 

6.4. ENFERMAGEM

A Enfermagem é outro exemplo de campo que demonstra crescimento. O cenário tem se ampliado e novas formas de atuação estão surgindo. O enfermeiro pode atuar em hospitais, clínicas, serviços de atendimento pré-hospitalar (SAMU), domiciliar e até mesmo de modo autônomo.
 
Como se trata de uma área com forte mercado, é importante buscar boas qualificações. A Enfermagem é uma opção para as pessoas que têm foco nas atividades práticas, muita vontade de ajudar o próximo e paciência para lidar com diversos tipos de pacientes, frequentemente em situações muito delicadas.
 

6.5. PUBLICIDADE E PROPAGANDA

Você sabia que, de acordo com o Cenp, no ano de 2018 foram investidos cerca de R$16,54 bilhões em publicidade no Brasil? Isso mostra o quanto o segmento é importante para a economia nacional e como ele pode trazer grandes oportunidades.
 
A Publicidade é uma boa escolha para pessoas que são comunicativas, curiosas e criativas. É possível esperar alguma estabilidade, afinal, as mudanças sociais trazem sempre novos produtos e serviços que precisam ser apresentados de maneira atrativa ao público. É uma ótima opção para quem deseja ter muitas possibilidades de crescimento e bom retorno financeiro.
 
 

7. POR QUE VOCÊ DEVE CONHECER AS PROFISSÕES DO FUTURO?

Como você pôde ver, a sociedade e o mercado mudam muito e, com isso, o que se espera de bons profissionais também sofre alterações. É importante conhecer essas transformações e se manter sempre informado em relação às tendências que surgem, pois com elas também aparecem muitas chances de crescimento pessoal e na carreira.
 
Da mesma forma, as pessoas que não modernizam a sua maneira de trabalhar podem ficar para trás. Isso não significa que será necessário mudar a área de operação, mas é essencial que ela seja repensada para se adequar à nova sociedade. Sai na frente aquele que tiver o melhor olhar para as necessidades do momento e a capacitação exigida para oferecer soluções.
 
Por isso, se o seu desejo é construir uma carreira de sucesso, o primeiro passo é ficar por dentro das características da era tecnológica e buscar sempre aprimorar as suas qualificações.
 
 

8. COMO ESCOLHER A MELHOR PROFISSÃO DO FUTURO?

Escolher uma ocupação não é tarefa simples. É preciso considerar muitos fatores antes de decidir qual o melhor caminho seguir. Porém, é importante destacar que nenhuma decisão é definitiva e sempre é possível buscar outro ramo.
 
Vale reafirmar que o mesmo setor pode ter muitas atuações, o que permite a transição de emprego sem precisar necessariamente mudar de área. Veja a seguir algumas dicas para escolher a melhor profissão do futuro.
 

8.1. AVALIE O SEU PERFIL

O primeiro critério na hora de escolher o seu campo de trabalho é entender qual é o seu perfil, os gostos e as afinidades. Existem alguns perfis principais de profissionais. São eles:
 
  • planejadores: são extremamente organizados e sempre consideram os riscos e as chances de sucesso de cada empreendimento; 
  • executores: lidam bem com as incertezas e sempre buscam as soluções mais inovadoras; 
  • analistas: observam criticamente as situações e conseguem resolver os problemas de maneira lógica; 
  • comunicadores: são ótimos líderes e têm alto poder de persuasão. Sempre agem de maneira otimista e carismática. 
Ao perceber com qual perfil mais se identifica, você poderá observar quais as opções de atividades mais recomendadas. Além disso, é preciso passar por um processo de autoconhecimento, que ajudará a projetar o que você deseja para a sua carreira. Considere que o trabalho ocupará grande parte da sua rotina, portanto, é preciso que seja algo prazeroso.
 

8.2. DETERMINE A SUA DISPONIBILIDADE

É fundamental considerar que as profissões têm exigências, por isso, você precisa ter clareza sobre qual é a sua disponibilidade. Algumas necessitam de viagens, outras não contam com horários fixos, e existem as que passam por mudanças constantes etc. Fatores assim precisam ser analisados para que você saiba o que esperar da sua carreira.
 

8.3. DEFINA QUAIS SÃO OS SEUS OBJETIVOS

Além de pensar no que está disposto a fazer, também é preciso projetar o que você espera. Determine se a prioridade é a realização pessoal, o sucesso financeiro, a possibilidade de crescimento ou outro critério que for importante para você. Entre as áreas mais promissoras destacadas neste post, por exemplo, você encontra opções para diferentes objetivos.
 

8.4. PESQUISE SOBRE A ÁREA

Depois de refletir sobre os aspectos importantes e sobre os seus interesses, é necessário fazer uma análise do mercado e das possibilidades de crescimento do ramo. Para isso, vale realizar pesquisas na internet, conversar com profissionais do segmento e estudantes, avaliar as oportunidades e checar se determinado ramo já está saturado de pessoas concorrendo às vagas.
 
 

9. COMO SE PREPARAR?

Como vimos, as mudanças demandam o desenvolvimento de habilidades e capacitações. Por isso, é primordial contar com boa formação para conseguir ingressar no mercado de trabalho.
 
Mantenha-se atualizado por meio de boas fontes, independentemente do formato: digital, impresso etc. Saber sobre o que acontece no Brasil e no mundo ampliará a sua visão sobre as possibilidades e trará maior bagagem cultural. Além disso, os cursos de aperfeiçoamento também são ótimos para trazer conhecimentos inéditos e aperfeiçoar aptidões.
 
Da mesma maneira, dominar novos idiomas é uma grande vantagem. As pessoas que operam com a tecnologia precisam lidar constantemente a língua inglesa. Contudo, falar línguas diferentes também ajudará a abrir novas portas e a expandir a sua atuação.
 
 

10. DE QUE JEITO A UNIVERSIDADE IMPACTA NA BOA FORMAÇÃO?

Com os formatos contemporâneos de emprego, algumas pessoas duvidam do potencial do ensino superior no currículo. Contudo, o diploma de graduação é muito importante para a carreira e é exigência em vários cargos. Porém, é essencial que ele tenha origem de uma instituição de qualidade, que conte com metodologias modernas de ensino.
 
Veja a seguir algumas das principais vantagens da formação universitária para a sua carreira.
 

10.1. CONHECIMENTOS APROFUNDADOS NA ÁREA

Você já sabe que um curso superior traz conhecimentos aprofundados e específicos que são determinantes para dominar um saber e desenvolver habilidades essenciais. Com a orientação de bons professores, os estudantes aprendem de forma ainda mais completa e ampliam muito os seus horizontes.
 
As instituições modernas podem oferecer experiências práticas, com o uso de tecnologias, o que é ótimo para quem quer se preparar melhor para as profissões do futuro.
 

10.2. VALORIZAÇÃO DO CURRÍCULO

A educação superior tem grande impacto no seu currículo e é um sinal de que você é autoridade no assunto. Naturalmente, esse não é o único fator para mostrar a sua qualificação, mas faz com que uma pessoa graduada na área saia muito à frente em uma seleção. Além disso, pode ser um ponto a favor para promoções no emprego.
 

10.3. POSSIBILIDADE DE ESPECIALIZAÇÃO

Depois de fazer a graduação, é muito interessante investir nas pós-graduações. Elas garantem pontos extras em alguns processos seletivos, podem elevar o salário e também são ótimas para mostrar aos empregadores que você é uma pessoa preocupada com a sua formação.
 

10.4. MELHORES SALÁRIOS

Como você sabe, os salários dos formados tendem a ser mais elevados em relação aos das pessoas que não têm uma educação específica. Além disso, como mencionado acima, as pós-graduações podem garantir bonificações significativas em seus vencimentos.
 
 
Em suma, o mercado é dinâmico e é preciso acompanhar o seu movimento para ter uma carreira de sucesso e não ficar para trás. Por isso, conhecer as profissões do futuro e quais oportunidades elas representam é fundamental para se destacar no trabalho. Do mesmo modo, buscar sempre melhorar as suas qualificações trará maior valor ao seu currículo.
 
Chegamos ao fim deste post. Agora, que tal saber mais sobre o assunto com outras leituras? Aproveite e baixe agora mesmo o e-book Passando de fase, que traz um guia sobre as carreiras que estão em alta e como se preparar para alcançar os seus sonhos profissionais. Até a próxima!
 

 

Publicado em: Blog da UVA

Palavra-chave

Você também pose se interessar por

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com os nossos TERMOS DE USO E POLITICAS DE DADOS. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.