Quais as melhores universidades privadas no Rio de Janeiro?

Por UVA, Abril 30, 2020

Ingressar no Ensino Superior é uma decisão que muda o destino de uma pessoa, pois é o início de um grande processo de transformação. Nesse momento, é normal buscar as melhores instituições de ensino.
 
Um curso superior oferece muito mais do que formação técnica. Além de um novo ciclo de amizades e histórias que marcarão para sempre a sua vida, é possível dar asas à imaginação e ao pensamento crítico. Surgem oportunidades, desenvolvem-se habilidades, abre-se o mercado de trabalho e há espaço para intercâmbios de ideias e experiências.
 
Para te ajudar, conversamos com o diretor de Marketing e Comunicação da UVA, Davino Pontual, que deu algumas dicas de como escolher as melhores universidades para estudar.
 
 

MELHORES UNIVERSIDADES PRIVADAS DO RIO DE JANEIRO

Universidade de qualidade não falta no solo fluminense. Além de instituições de ensino públicas e tradicionais, como a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), existem diversas faculdades privadas tão reconhecidas quanto.
 
O Ministério da Educação (MEC) avalia periodicamente as universidades brasileiras. Entre os requisitos analisados estão o projeto pedagógico, a infraestrutura oferecida, o desempenho dos alunos e o grau de formação do corpo docente.
 
O MEC tem um sistema muito rigoroso de análise. Por isso, as instituições de ensino que conseguem atender a todos os critérios são realmente boas. As melhores universidades privadas do Rio de Janeiro estão presentes na capital e no interior, e a UVA se destaca nesse cenário.
 
 

COMO ESCOLHER A MELHOR UNIVERSIDADE

Escolher uma profissão não é fácil, assim como não é simples decidir onde estudar. Veja alguns fatores essenciais que devem influenciar sua escolha! 
 

NOTAS DO MEC

Comece a pesquisa examinando a excelência das instituições, segundo as avaliações sobre a qualidade do ensino superior no Brasil feitas pelo MEC. Também é importante avaliar se o curso escolhido é reconhecido pelo ministério. As consultas podem ser feitas no site do Inep. Davino destaca que as principais avaliações são:
 
  • Conceito Preliminar de Curso (CPC);
  • Índice Geral de Cursos (IGC);
  • Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). 

MATRIZ CURRICULAR

É preciso observar se as disciplinas estão alinhadas à carreira escolhida e se há possibilidade de se especializar após a graduação (MBA, mestrado, doutorado etc.). Também é importante levar em
consideração se o conteúdo é mais voltado à pesquisa acadêmica ou ao mercado de trabalho.
 

CORPO DOCENTE

Pesquise os nomes dos professores e busque informações como qualificação, passagem por grandes empresas e pesquisas relevantes publicadas. 
 

PROJETO PEDAGÓGICO

Veja se a universidade oferece um programa de ensino que alie teoria à prática, de forma que o estudante aplique na própria instituição e no dia a dia os ensinamentos da sala de aula.
 
Além disso, verifique se há programas de estágio e trainees, cursos extras, intercâmbios ou iniciação científica. “São atividades que darão a você, como aluno, a oportunidade de aplicar o conhecimento e, assim, vivenciar experiências antes de entrar no mercado de trabalho”, reforça Davino.
 

INFRAESTRUTURA

Outra questão relevante são as instalações: salas de aula, auditórios, laboratórios gerais e específicos do curso, biblioteca, espaços de convivência, praça de alimentação, acesso à internet, localização, entre outras.
 
 

SELOS DE IDENTIFICAÇÃO DA UVA

Os conceitos do MEC definem a qualidade técnica e estrutural dos cursos e da instituição de ensino. A UVA é nota 5 no MEC, de acordo com a última avaliação do ministério, realizada em 2019.
Davino destaca: “temos conceito institucional 5 — nota máxima do MEC —, nos cursos presenciais e a distância. Esse conceito, somado ao Índice Geral de Cursos, torna a UVA a sexta melhor universidade privada do país.” 
 
Diversos cursos estão entre os soberanos do Rio de Janeiro e do Brasil. A graduação de Publicidade e Propaganda, por exemplo, é a terceira melhor do País. Relações Internacionais, Ciências Contábeis, Fisioterapia e Odontologia estão entre os melhores cursos do estado do Rio de Janeiro, entre outros.
 
 

DIFERENCIAIS DA UVA

 

CAMPI

Esse é um dos grandes diferenciais da UVA. Segundo o diretor de Marketing e Comunicação, “todos são amplos, com espaços livres, laboratórios modernos e bibliotecas equipadas”. Cada campus tem sua própria identidade de acordo com o ambiente em que estão inseridos.
 
O campus Cabo Frio, por exemplo, fica em frente à Laguna de Araruama. Com isso, os projetos envolvem trabalhos referentes à laguna e às praias da Região dos Lagos, como coleta de microlixo e demarcação de peixes e pássaros típicos daquele espaço.
 
Já na Barra, as áreas de Design, Arquitetura, Comunicação Social e Produção Audiovisual são muito fortes porque a região concentra mais ateliês, estúdios, escritórios de arquitetura, construtoras, redes de televisão e produtoras. “Empresas chegam a ir diretamente à unidade recrutar alunos para concursos, estágios e trainees”, afirma Davino.
 
O campus Tijuca, por ofertar o maior número de cursos, mistura todas as tribos, ideias e projetos. Nele, estão os laboratórios de biologia, enfermagem, solos, hidráulica, nutrição, robótica, entre outros. 
 
O Centro de Saúde Veiga de Almeida é a clínica-escola dos cursos de Odontologia, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Nutrição. Os estudantes dessas graduações, supervisionados pelos professores, realizam atendimentos à comunidade a preços populares.
 

INICIAÇÃO CIENTÍFICA

O Programa de Iniciação Científica da Universidade Veiga de Almeida (PIC UVA) investe e promove a ciência entre os alunos desde os primeiros períodos da graduação. O projeto é multidisciplinar, voltado para os discentes de todos os cursos das graduações tradicional e tecnológica, de todas as áreas, em formato presencial ou a distância.
 
Em 2019, o programa trouxe novidades, como cursos para elaboração do currículo Lattes e projetos de pesquisa, mesa com exposição e debates com pesquisadores de diferentes campos e a Integração Ensino — ação que une pesquisa e extensão.
 
Segundo Davino, “a iniciação científica faz o graduando se destacar no mercado de trabalho. Além de prepará-lo para o futuro da profissão, o PIC UVA possibilita um amadurecimento acadêmico mais consolidado”.
 

UVA MAKER

A UVA acaba de lançar o novo projeto pedagógico da instituição, o UVA Maker. O objetivo é desenvolver cidadãos e profissionais que elaborem respostas aos desafios do mercado, fundamentadas em uma perspectiva interdisciplinar, com soluções inovadoras, práticas e socialmente responsáveis.
 
Os estudantes conseguem resolver problemas reais, a partir dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, em projetos orientados por professores. Para isso, uma disciplina maker ajuda a compor a matriz curricular do semestre letivo. Além de pensar em propostas de ações, os alunos vão criar protótipos, produtos, modelagens e planos de negócios sustentáveis. 
 
O método de aprendizagem é completamente participativo. Além de ambientes que abrangem laboratórios de criação e prototipagem, como o FabLab e o LabIdeias, as atividades em campo são obrigatórias.
 
 

CURSOS DA UVA

A UVA oferece cerca de 150 cursos nas modalidades presencial, a distância e semipresencial. Isso inclui graduações, MBAs, especializações, mestrados, doutorados e extensão, além de cursos com certificação internacional.
 
A atuação da UVA engloba Engenharia, Arte e Design, Ciências Biológicas e da Saúde, Comunicação, Exatas, Humanas, Tecnologia e Negócios. Além de três campi no estado do Rio de Janeiro (Tijuca, Barra e Cabo Frio), a infraestrutura abrange bibliotecas, laboratórios modernos e um Centro de Saúde com atendimentos de Odontologia, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Nutrição.
 
Agora que você já sabe como avaliar as melhores universidades privadas no Rio de Janeiro, pode escolher a ideal para iniciar seus estudos. Se optar pela UVA, é possível ingressar por meio do vestibular online, do tradicional e do agendado, assim como levar sua nota do Enem no momento da matrícula. É possível financiar a faculdade via Fies, programa do governo federal, e Pravaler, financiamento estudantil privado.
 
Gostou do conteúdo? Então, não deixe de acessar nosso site e conheça nossos cursos!
 

 

Publicado em: Blog da UVA

Palavra-chave

Você também pose se interessar por

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com os nossos TERMOS DE USO E POLITICAS DE DADOS. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.