Conheça os cursos superiores mais procurados do Brasil

Por UVA, Outubro 28, 2020

O número de jovens que se matriculam no ensino superior aumenta a cada ano. Porém, com tantas opções de graduação, pode ser difícil escolher entre elas. Foi pensando nisso que trouxemos, neste post, os cursos superiores mais procurados do Brasil.
 
Você tem a oportunidade de conhecer mais a respeito deles e entender por que eles despertam tanto o interesse dos vestibulandos. Ficou animado para saber mais? Então, continue a leitura!
 

OS 5 CURSOS SUPERIORES MAIS PROCURADOS

Quando falamos sobre o aumento de jovens que querem entrar para a universidade, não estamos exagerando. A pesquisa promovida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) indicou que houve 17.213.064 de vestibulandos, só em 2018.
 
Um aumento de 311%, quando comparamos esse número com o total de interessados em entrar para o ensino superior em 2008 — que foi de apenas 5.534.689. Tudo isso em somente uma década. Porém, os dados do Inep não acabam aí.
 
Eles também revelam que, em 2018, cinco cursos foram responsáveis por atrair 4.982.769 pessoas, o que dá aproximadamente 28,94% do total dos vestibulandos nesse ano. A seguir, você confere quais são eles e o que diferencia essas formações. Veja!
 

1. ADMINISTRAÇÃO

A medalha de ouro do nosso top 5 ficou com a graduação em Administração, já que 1.355.035 pessoas se inscreveram no vestibular buscando a aprovação para ela. Com duração de quatro anos, esse curso se trata de um bacharelado, o que significa que ele proporciona o conhecimento de diversas atividades da profissão no mercado de trabalho.
 
Você tem um panorama de onde é possível atuar e qual carreira pode seguir. Ao longo dele, você é apresentado a todos os aspectos necessários para estar à frente das organizações (sejam elas públicas, sejam elas privadas).
 
Dessa forma, conseguirá empreender, gerir recursos e finanças, supervisionar funcionários, expandir negócios e responder ética e legalmente pelos processos internos e externos da empresa ou instituição. Ao se tornar um estudante de Administração, você terá disciplinas como Práticas Empreendedoras, Gestão Estratégica de Pessoas e Gestão Estratégica de Vendas.
 

2. DIREITO

Em segundo lugar ficou o curso de Direito, que reuniu 1.243.855 vestibulandos. Assim como a formação anterior, ele também trata-se de um bacharelado. Porém, a duração dele é maior. Ao todo, são cinco anos para você obter o seu diploma.
 
Essa graduação prepara os profissionais que vão atuar dentro da Justiça, fazendo valer as leis que regem os direitos e deveres de pessoas físicas e jurídicas no país. Para tanto, há um aprofundamento em tópicos que envolvem conflitos, representação legal de interesses, processos e casos criminais — e a relação deles com a legislação.
 
Nessa formação tão importante, vão estar presentes disciplinas como Teoria do Estado e Democracia, Direito das Sucessões e Jurisdição e Processo Constitucional.
 

3. MEDICINA

A terceira posição entre os cursos superiores mais procurados do Brasil pertence à Medicina, que foi alvo de interesse de 1.052.593 de indivíduos no vestibular de 2018. Esse é o curso com maior tempo de duração entre os bacharelados disponíveis no país.
 
São cerca de seis anos de estudo e as aulas acontecem em tempo integral, do primeiro ao último semestre. Nele, os alunos são capacitados para lidar com o corpo humano e todos os processos naturais ou acidentais que ocorrem com ele (como envelhecimento, adoecimento, acidentes, tragédias ambientais etc.).
 
Afinal de contas, o objetivo é promover e assegurar a saúde e o bem-estar da população. É por isso que os alunos dessa graduação estudam matérias como Funções Biológicas, Processos Patológicos e Emergências Clínicas.
 

4. ENFERMAGEM

A Enfermagem responde por 760.871 dos indivíduos que concorreram a uma vaga no ensino superior em 2018. Esse bacharelado dura cinco anos e pode ser encontrado tanto em turnos integrais quanto nos individuais (manhã e noite, por exemplo).
 
Ele tem o objetivo de qualificar os profissionais que vão acompanhar não apenas os pacientes (e os respectivos quadros clínicos que eles apresentam), mas também, os familiares deles em hospitais, ambulatórios, clínicas e outras instituições de saúde.
 
Fora isso, a graduação nesse campo aprofunda os seus conhecimentos a respeito das normas e práticas de segurança e atenção em situações de internação, procedimentos cirúrgicos, realização de exames e avaliação de rotina.
 
Entre as disciplinas que você vai estudar, caso escolha esse curso, estão Anatomia dos Sistemas Humanos, Farmacologia e Indicadores de Saúde.
 

5. CIÊNCIAS CONTÁBEIS

O quinto e último curso da nossa lista é o de Ciências Contábeis, que reuniu 570.415 vestibulandos. Assim como os demais, ele também é um bacharelado, mas tem a duração padrão desse tipo de habilitação, ou seja, quatro anos.
 
Quem escolhe essa graduação vai estudar todos os processos envolvidos com o patrimônio, o fluxo de caixa, os investimentos e os recursos das organizações. É, sem dúvidas, uma formação essencial para o mercado, pois é o que permite a legalidade e a transparência das transações contábeis realizadas pelas organizações.
 
Não é para menos que essa é uma profissão necessária nos mais diversos setores, do industrial e da engenharia até o varejo e a moda. Nesse curso, você confere disciplinas como Contabilidade Empresarial, Finanças Corporativas e Auditoria Contábil.
 

OS MOTIVOS QUE AUMENTAM A BUSCA POR ESSES CURSOS

Deu para ver que Administração, Direito, Medicina, Enfermagem e Ciências Contábeis são formações que arrastam uma verdadeira legião de pessoas interessadas em se graduar e estar melhor qualificado para o mercado, não é verdade? Isso não acontece sem motivo. Afinal, todas essas áreas compartilham de três características em comum:
 
  • BOA EMPREGABILIDADE:

       De acordo com os dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), todos essas cinco áreas têm índices de contratação de recém-formados acima de 92% em todo o país;

  • AMPLO CAMPO DE ATUAÇÃO:

      Cada um desses ramos conta com diversos segmentos no qual você pode seguir carreira, especializar-se e ainda desenvolver projetos, pesquisas e outras atividades;

  • CRESCIMENTO DO MERCADO:

      Essas áreas têm crescido nos últimos anos, justamente, pela demanda de empresas, órgãos públicos e da própria sociedade, o que as torna carreiras produtivas, bem remuneradas e prestigiadas.

 
Como você viu, os cursos superiores mais procurados no país não estão assim à toa, pois o mercado está aquecido para essas áreas e oferecendo muitas possibilidades para quem quer seguir carreira nelas. Por isso, vale a pena pesquisar mais sobre o assunto e o principal: levar em conta suas preferências, aptidões e objetivos profissionais para escolher a formação certa para você.
 
Se surgirem dúvidas nesse processo de escolha, não se preocupe. Você pode conferir nossas dicas para identificar a profissão que combina com o seu perfil!
 

Publicado em: Blog da UVA

Palavra-chave

Você também pose se interessar por

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com os nossos TERMOS DE USO E POLITICAS DE DADOS. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.