Você está aqui

Notícia

< Voltar

Notícia < Voltar

Campus: 
Tijuca
Barra
Cabo Frio

Alunos produzem vídeos sobre inteligência computacional

Fabyene Melo, estagiária da Comunicação Institucional   |    Tijuca Barra Cabo Frio

Disciplina dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia da Computação teve projeto inovador como Atividade Individual Avaliativa

 

O professor de Ciência da Computação e Engenharia da Computação da Universidade Veiga de Almeida (UVA), Thiago Gabriel, realizou uma Atividade Individual Avaliativa (AIA) para a disciplina Inteligência Computacional em que os alunos deveriam produzir um vídeo, de no máximo dois minutos, sobre o tema.

 

Para a primeira avaliação do semestre, durante quatro meses, os alunos desenvolveram seus temas de projeto usando Sistema Especialista, uma técnica de inteligência artificial, e para isso precisavam operar o software Expert Sinta. Cada grupo desenvolveu e criou um vídeo sobre o assunto que foi publicado no Youtube para a nota final.

 

O professor conta que a ideia surgiu pensando na metodologia UVA Maker, que visa o protagonismo do aluno com postura ativa. “Estamos preparando os estudantes para solucionar problemas reais, capacitando-os para qualquer cenário que se apresente. Mostrar que eles são capazes de criarem ideias criativas e inovadoras que contribuam para o crescimento de uma empresa e para uma construção de um mundo melhor”, explica.

 

A aluna do 7º período de Engenharia da Computação, Priscilla Passáro, realizou, junto com um grupo da disciplina, um sistema que, com o uso da inteligência artificial, pudesse atender a segurança e economia de energia. E ela conta como que esse projeto mudou sua perspectiva acadêmica: “Depois que participei do meu primeiro Hackathon, vi mais de perto como é o mercado de trabalho e ter isso dentro da universidade que estudo, dá vontade de estudar, pesquisar e se aprofundar mais no assunto”.

Para assistir os vídeos no YouTube, clique aqui

18/dez/2020

Tema:
UVA,