Você está aqui

Notícia

< Voltar

Notícia < Voltar

Campus: 
Campus Tijuca
Campus Barra da Tijuca
Campus Cabo Frio
Campus Botafogo

Alunos de Direito farão teste de aferição oral

Pedro Carvalho, estagiário da Comunicação Institucional   |    Campus Tijuca Campus Barra da Tijuca Campus Cabo Frio Campus Botafogo

Avaliação garante a certificação do tempo de estágio para estudantes e recém-formados    

  

O Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) da Universidade Veiga de Almeida (UVA) realizará o Exame de Aferição Oral 2021. O objetivo da prova é certificar, pela Ordem dos Advogados Brasil (OAB), os dois anos de estágio obrigatório para os alunos do curso de Direito. O exame é opcional e surge como forma de melhor preparar os currículos dos estudantes. “O principal motivo dessa certificação é o fato de muitos concursos públicos exigirem tempo mínimo de prática jurídica profissional. Dentre as atividades permitidas, está o estágio no núcleo”, explica o professor Leonardo Paulistano, coordenador do NPJ do campus Tijuca.  

  

O exame tem como público-alvo alunos concluintes e recém-formados do curso de Direito com interesse em concursos públicos. Durante os exames, eles são avaliados oralmente com questões de Prática Cível e Ética ProfissionalPrática Trabalhista ou Prática Penal. A banca avaliadora é composta por três membros: Leonardo Paulistano, professor de Direito Cível, Carla Veloso, de Direito Trabalhista, e Marcelo Nogueira, de Direito Penal. O objetivo da avaliação é examinar competências, habilidades e o domínio de temas aprendidos durante o período de estágio pelos alunos. Segundo Paulistano, o exame é importante para comprovar que o profissional exerceu, ainda que na qualidade de estagiário, a prática profissional. “Além de reconhecer o esforço desempenhado pelo estudante, indica para administração pública a experiência daquele candidato no NPJ”, destaca. 

  

Por conta da pandemia, a avaliação será realizada de forma virtual no dia 5 de julho. Para participar, os candidatos precisam ser estudantes concluintes do curso de Direito do campus Tijuca ou ter cursado as disciplinas de Prática Jurídica e Estágio Supervisionado; recém-formados com até dois anos da colação de grau e estagiários que cursaram os quatro períodos de estágio supervisionado em dois anos, sem cumulação de duas ou mais da mesma matéria em um único semestre. Os interessados devem encaminhar a solicitação de inscrição para o e-mail [email protected], com cópia do RG, CPF, número de matrícula e telefone de contato.  

29/jun/2021

Tema:
Graduação,

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com os nossos TERMOS DE USO E POLITICAS DE DADOS. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.