Você está aqui

Notícia

< Voltar

Notícia < Voltar

Campus: 
Polo Campus UVA Tijuca
Polo Campus UVA Barra
Polo Campus UVA Cabo Frio
Polo Campus UVA Botafogo

Alunos recebem menção honrosa em concurso internacional

Gabrielle Pessanha Lopes, aluna de Jornalismo do campus Barra   |    Polo Campus UVA Tijuca Polo Campus UVA Barra Polo Campus UVA Cabo Frio Polo Campus UVA Botafogo

O Centro de Educação ECO MOYO, do Quênia, patrocinou uma das maiores e mais prestigiosas competições de arquitetura voltada aos estudantes do mundo inteiro, chamada “120 Horas”. Neste concurso, os inscritos recebem 120 horas para resolver uma tarefa complexa e socialmente relevante. A aluna de Arquitetura e Urbanismo do campus Barra da Universidade Veiga de Almeida (UVA), Ana Gabriella Richter Guimarães, e o egresso Pedro Igarashi Freitag, com o apoio do professor Wilder Ferrer, submeteram o projeto “Dream's Corner”, que recebeu uma menção honrosa da instituição africana.

 

O projeto propõe uma área de lazer e esporte para uma aldeia do Quênia, baseado nos conceitos do design sustentável, considerando as particularidades locais. “Queríamos desenvolver algo que estivesse dentro dos nossos conhecimentos e com a nossa experiência de sala de aula”, explica Pedro.

 

O edital sugeria que os participantes desenvolvessem um projeto para o entorno de um campo de futebol improvisado pelas crianças da aldeia, que prezasse pela preservação da flora existente e trabalhasse com matéria-prima disponível na região. A dupla de estudantes realizou um estudo de referências e descobriram que a arquitetura local se organiza no entorno de clareiras.

 

Para o professor Wilder Ferrer, a participação dos alunos em projetos como este expõe as diversas formas de transformar informação em conhecimento diferenciado. “É uma ótima forma de crescimento profissional que devemos apoiar e promover de forma cada vez mais intensa”, ressalta.

 

Ana Gabriella Richter Guimarães destaca a necessidade dos estudantes em buscar mais informações, além da sala de aula, através de livros, palestras e concursos. “É papel do aluno tentar se expandir, não só na faculdade, mas fora dela também”, destaca.

26/abr/2021

Tema:
Graduação,

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com os nossos TERMOS DE USO E POLITICAS DE DADOS. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.