Você está aqui

Notícia

< Voltar

Notícia < Voltar

Campus: 
Tijuca
Barra
Cabo Frio

Aluna cria perfil sobre dicas literárias

Juliana Machado, estagiária da Comunicação Institucional   |    Tijuca Barra Cabo Frio

Projeto tem o objetivo de incentivar a literatura como uma forma de expressão divertida e criativa, através das redes sociais

 

A estudante de Jornalismo do campus Barra da Universidade Veiga de Almeida (UVA), Ana Carolina Fernandes, criou a página Submundo Literário no Instagram (@submundo.literario), onde compartilha dicas e faz resenhas críticas de obras literárias. No perfil, a aluna aborda temas como as adaptações para o cinema e curiosidades sobre o universo das literaturas nacional e internacional.

 

Apaixonada por livros desde a infância, Ana Carolina conta que o incentivo para a criação do perfil veio no início do curso, através dos colegas de classe e da necessidade de exercitar sua escrita. Agora, usa o perfil como portfólio profissional. “Ter um blog ou Instagram é bem interessante para mostrar, na prática, o que você sabe fazer e como é a sua escrita. Comecei escrevendo resenhas e indiquei algumas obras no primeiro ano, mas não produzia tanto quanto hoje. Foi em 2019 que vi no Submundo Literário um potencial para incentivar a leitura na internet”, explica.

 

Em um de seus vídeos com mais visualizações no Instagram, a aluna fala sobre adaptações para o cinema de obras da literatura que foram bem sucedidas e pontua diferenças entre os livros e os filmes. Ela menciona os pontos positivos e negativos da remodelagem, fazendo análises sobre o mercado literário.

 

Para a estudante, o projeto possibilitou que colocasse em prática o conteúdo aprendido no curso e afirma estar ganhando mais confiança na produção acadêmica. “Eu me sinto mais segura em relação aos meus textos, estou sempre escrevendo para a página, pois temos todo um planejamento de postagens e prazos. Isso ajuda muito nos trabalhos semanais da faculdade”, conta.

 

Ana Carolina comenta sobre a expansão do projeto, após o aumento de seguidores no perfil: “Em 2020, eu decidi ampliar a página, chamando uma amiga apaixonada por livros, que também estuda na Veiga, para melhorar cada vez mais o conteúdo e trazer gêneros literários diversos”. A universitária planeja, ainda, realizar doações de livros para incentivar a leitura.

 

A coordenadora de Jornalismo do campus Barra, Renata Feital, aponta o protagonismo dos alunos como fator essencial para o bom desempenho da graduação: “É muito gratificante ver os alunos colocando em prática o que é ensinado na graduação e empreendendo. Isso é um sinal que a metodologia da universidade está funcionando.

 

Para acessar o perfil do Submundo Literário, clique aqui.

 

 

 

04/set/2020

Tema:
Graduação,