Graduação On-line
 
  Formas de Ingresso
 
  Perguntas mais Freqüentes
 
  Guia do Aluno
 
  Artigos
 
  Noticias
 
  Eventos
 
     
   
 
Login:
Senha:

 

 
 

"A Importância da Gestão de Processos" - Entrevista com o Prof. Luiz Barbieri

O Professor e Consultor Luiz Barbieri é uma autoridade em um dos temas mais relevantes para as organizações na atualidade: Os Processos Organizacionais. Seja na sala de aula, cursos in company ou através de seu trabalho em Consultoria Técnica, realizado por sua empresa INFOBARBIERI , Luiz está cada vez mais convencido de que os Processos são essenciais para o ambiente empresarial na atualidade. Nesta entrevista ao site, Luiz Barbieri, explicou gentilmente as principais novidades nesta área.

Como Definir um Processo?

Prof. Luiz Barbieri- Existem diversas definições de processos por diversos autores e metodologias de Gestão de Processos. A mais comum e mais completa na minha opinião é a definição da norma NBR ISO 9001:2000 " Conjunto de atividades inter-relacionadas que transformam insumos (entradas) em produtos (saídas).

Por que os Processos são importantes para todas as organizações?

Prof. Luiz Barbieri- É fato que desde as primeiras iniciativas formais para a organização de agrupamentos empresariais, os pensadores imaginaram formas de administração hierárquicas, de acordo com o funcionamento natural das sociedades organizadas. Essas estruturas organizacionais são representadas pelos famosos organogramas. Na Gestão de Processos é feito um mapeamento de todas as atividades da organizaçãio. Para conhecer seus processos e após modelagem e otimização dos mesmos, elaborados. Se a melhor estrutura em uma visão horizontal, priorizando o fluxo de trabalho e não a hierarquia, transformando os silos comumentes encontrados em uma estrutura enxuta e integrada capaz de responder as demandas do mercado com eficiência e eficácia. Logo, por uma questão de sobrevivência e foco no negócio. Conhecer seus processos é uma necessidade de toda e qualquer organização de qualquer segmento e porte.

O Que é Redesenho de Processos?

Prof. Luiz Barbieri- Redesenho de Processos é uma etapa após o mapeamento de processos (AS IS- Denominação da situação atual). Após a fotografia da situação atual dos processos da empresa, a equipe de analistas de processos, em conjunto com os responsáveis pelos processos irão buscar o melhor fluxo de trabalho, a fim de otimizá-lo. Para tal, muitas vezes as organizações optam por adotar sistemas integrados como o ERP( Enterprise Rsource Planning), que são sistemas de gestão integrados baseados na Gestão de Processos com funcionamento em módulos capazes de atender todas as unidades organizacionais da empresa. Em estrutura menores, as organizações podem optar por uma simples automatização de algum processo específico, visando ganhos de tempo e produtividade. Logo, para se obter êxito na etapa de Redesenho de Processos (TO BE - Denominação para a situação futura), é fundamental conhecer profundamente o negócio e os processos atuais da empresa, conhecer as ferramentas de TI que possam auxiliar a organização na implementação de sistemas e melhorias nem sempre sistêmicas mas que podem gerar aumento de produtividade, qualidade e ambiente de trabalho mais adequado para a execução de atividades.

Quais os conhecimentos necessários para consolidar os processos de uma empresa?

Prof. Barbieri - É necessário conhecer as técnicas e metodologias existentes no mercado da antiga disciplina Organização e Métodos e da atual Gestão de Processos. Dominar alguns dos softwares disponíveis do mercado para o desenho e redesenho de processos, além das diversas ferramentas aprendidas na graduação de Administração de Empresas e em cursos de Gestão de Processos, que são fundamentais para para as etapas de levantamento e proposição de um novo processo: Matriz GUT, Diagrama de Pareto, 5W2H, Fluxograma, Metodologia IDEF, Normatização, Indicadores de Desempenho e Acompanhamento dos Processos, Benchmarking, Brainwriting, Folha de Verificação, Brainstorming, Diagrama de Contexto, Check List etc.

O mercado neste segmento está crescente e carente de profissionais que possuam experiência e perfil necessário para atuar como Analista de Processos. São diversas vagas disponíveis sem sem profissionais qualificados. Como perfil necessário, costumo dizer que o profissional da área deve possuir atitude interrogativa, competência conversacional, criatividade, ser bom vendedor, ter ética, humildade e saber pelo menos ler e escrever em inglês.

O que é BPM ?

Prof. Luiz Barbieri-BPM_ Business Process Management, é um modelo de gestão, porque pretende maximizar o desempenho de um determinado processo ou processos. Obriga a olhar o Processo de forma horizontal, independentemente da Organização (unidades de estrutura da mesma entidade ou mesmo diversas entidades distintas por onde passa o processo), a representá-lo desde seu estímulo até a entrega final do resultado ao cliente. O Processo é representado como uma sequência ou árvore de unidades de trabalho mais elementares, com respectivos caminhos de execução e registros de informação, todos determinados pelas regras em vigor.

É uma plataforma tecnológica porque é sobre ela que vão ser desenhados os processos, seus subprocessos e respectivos fluxos de informação. É esta plataforma que vai permitir o Workflow e a colaboração dos diversos intervenientes, quer estejam perto quer estejam geograficamente distantes.

Como é a atuação da INFOBARBIERI ?

Prof. Luiz Barbieri- A Infobarbieri é uma empresa de Consultoria que desde 2004 atua no desenvolvimento de soluções de Governança de Processos e Projetos, promovendo a sustentabilidade das organizações de todos os portes e segmentos. Contamos com uma equipe de Consultores altamente capacitados nas metodologias de Gestão de Processos e Projetos, traduzindo as necessidades dos usuários em soluções de qualidade adequadas à realidade do negócio.

Além da Consultoria oferecemos cursos de Gestão de Processos e Gestão de Projetos com turmas reduzidas para públicos específicos e cursos in company.


Fonte: http://profbarcia.com 

 

voltar
ver todos os artigos

 

 

Copyright © 2007- Universidade Veiga de Almeida - UVB - Todos os direitos reservados