Trivium

Apresentação

Trivium, do latim, três vias, significa simultaneamente encruzilhada, praça pública e lugar de reunião.

Trivium: estudos interdisciplinares, revista do Programa de Pós-graduação em Psicanálise, Saúde e Sociedade da Universidade Veiga de Almeida, vem sendo editada semestralmente, desde 2009, nos meses de julho e dezembro. Trata-se de um periódico no qual a Psicanálise se encontra com as Ciências Humanas e Sociais, refletindo o caráter interdisciplinar impresso em nosso Mestrado e Doutorado.

Trivium: estudos interdisciplinares oferece dois segmentos básicos para artigos inéditos: temático e livre. Tem como objetivo levar adiante a transmissão da Psicanálise e estabelecer, cada vez mais, novas e inesperadas relações com o estudo do inconsciente. Publica-se, entre outros, pesquisas em Psicanálise no sentido estrito ou na articulação com a Psicologia, Filosofia, Ética, Antropologia, História, Sociologia, Artes, Música e Teoria Literária. Razão pela qual a revista vem se tornando uma importante praça de debates sobre as questões que nossa contemporaneidade não cessa de trazer aos saberes já estabelecidos.

Na intenção de manter sua missão, a revista valoriza a divulgação de conferências, entrevistas, comunicações de pesquisa, resenhas e críticas de cinema, teatro e exposições de arte. Além disso, edita um segmento com resumos de dissertações, teses e pesquisas em curso em nossos mestrado e doutorado. Por se tratar de uma revista bilíngue - português e espanhol - publica-se também artigos traduzidos do inglês e do francês.

Política editorial

Trivium: estudos interdisciplinares é dirigida por um Editor Responsável e possui um Conselho Editorial de Professores das mais diversas Universidades brasileiras e estrangeiras. Editores Adjuntos e a Comissão Executiva se encarregam de garantir a qualidade de excelência da linha editorial e da indexação da revista nas mais variadas fontes.

Os artigos devem ser encaminhados à revista de acordo com as normas de publicação. A aceitação do trabalho implica na transferência de direitos do autor (es) para a Revista. Os trabalhos são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial. Uma breve nota curricular do autor (es), com seus respectivos endereços completos, acompanha cada trabalho.