UVA - Universidade Veiga de Almeida

Cursos de Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Extensão

Universidade Veiga de Almeida

Ligue para a UVA (21) 2574 8888


Acesso ao Sistema

Aluno
Professor
Esqueci a senha

Início > Notícias > UVA abre inscrições para primeiro vestibular 2013

UVA abre inscrições para primeiro vestibular 2013

07 de janeiro de 2013

Provas acontecem nos dias 19 e 20 de janeiro

Os estudantes que pretendem ingressar no ensino superior já podem começar a se preparar. Estão abertas as inscrições para as primeiras provas do Vestibular 2013 da Universidade Veiga de Almeida (UVA), que serão realizadas no próximo dia 19 de janeiro (sábado), nos campi Tijuca, Barra da Tijuca e Centro; e no dia 20 (domingo), no campus Cabo Frio. Os estudantes que alcançarem as melhores médias no exame concorrerão a bolsas proporcionais, podendo chegar a 100% do valor da mensalidade.

As inscrições ainda podem ser feitas diretamente pelo site www.uva.br/vestibular ou nas Centrais de Atendimento dos quatro campi. A taxa é de R$ 25,00, que pode ser substituída pela doação de duas latas de leite em pó integral ou um pacote de fraldas geriátricas. Além das bolsas concedidas por mérito acadêmico, a UVA oferece condições especiais para alunos que já iniciaram seus estudos em outra instituição (transferências) e para os que já possuem uma graduação. Mais informações pelo telefone (21) 2574-8888 (Rio de Janeiro) e 0800 0246 172 (Cabo Frio). 

Recentemente, a UVA conseguiu obter uma importante conquista na esfera acadêmica, crescendo da décima para sétima posição entre as universidades privadas no ranking nacional do Índice Geral de Cursos (IGC), principal instrumento de avaliação do MEC da qualidade do ensino superior no Brasil.

A instituição passou ainda para a faixa 4 do indicador, o nível mais alto atingido pelas universidades privadas do país, e foi classificada como a segunda melhor universidade privada do estado do Rio. Além disso, a UVA recebeu as autorizações para o Mestrado em Ciências Ambientais e o Doutorado em Psicanálise, Saúde e Sociedade, ambos com previsão de início para o primeiro semestre deste ano.

Entre os cursos de destaque estão o de Engenharia Civil e de Produção, apontados pela avaliação do MEC como os melhores do estado do Rio de Janeiro; e o de licenciatura em Letras, avaliado como a segunda melhor Universidade do estado. Além dele, o curso de Educação Física da UVA foi considerado o melhor entre universidades públicas e privadas do estado do Rio.

Para o reitor da Veiga de Almeida, Arlindo Cardarett Vianna, esta conquista marca um momento muito importante para a universidade. “A UVA está investindo fortemente no comprometimento do corpo docente e em novas abordagens pedagógicas, o que possibilita aos estudantes um diferencial na qualidade do ensino e uma formação mais completa, com a combinação de conhecimento tecnológico, visão de mundo e consciência global”, ressalta Arlindo.

Vestibular
A prova é composta por uma redação e 20 questões objetivas de conhecimento geral. O vestibulando tem até três horas para concluir o exame. A redação vale até 30% da nota final e as questões objetivas somam 70%. O candidato não pode zerar nas questões de múltipla escola.

Enem e Prouni
Para os alunos com pontuação superior a 400 pontos no Enem (Exame Nacional de Ensino Médio), a UVA disponibiliza 15% das vagas. Para aqueles que precisam ter uma flexibilidade maior de data para realizar os exames, a instituição oferece também os programas de acesso diferenciado (PAD) e personalizado (PAP), onde o candidato pode agendar a data de realização da prova. A Instituição também participa do programa do Financiamento Estudantil (Fies), antigo Crédito Educativo, e do Prouni.

Sobre a Ilumno
Em 2011, a Universidade Veiga de Almeida ingressou na Rede Ilumno e iniciou seu processo de internacionalização da educação. A Rede consiste em nove instituições inovadoras que oferecem programas de educação superior presencial e a distância na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, Panamá, Paraguai e Peru. No Brasil, além da UVA, a Rede está representada pelo Centro Universitário Jorge Amado, na Bahia. Mais de 1/3 dos estudantes da Rede Ilumno estão matriculados nos 500 cursos de aprendizagem à distância, que contam com o suporte presencial de 33 sedes com mais de 400 centros de aprendizagem – uma abrangência inédita na América Latina. A Rede conta ainda com o suporte de 8 mil docentes e colaboradores. Para mais informações sobre a Rede Ilumno acesse o site da rede: www.redeilumno.com.br.