Por admin | 14/08/2020

Aluna da UVA de 75 anos realiza sonho de cursar Direito

Ana Lúcia está no sexto período e pretende ajudar em causas sociais

O ingresso na universidade é um dos momentos mais esperados por muitos jovens. É, também, o sonho que Ana Lúcia Jatobá, de 75 anos, está realizando, pela segunda vez. A universitária está cursando o sexto período do curso de Direito no campus Cabo Frio da Universidade Veiga de Almeida (UVA) e contou com o apoio da família e amigos para reingressar ao ensino superior.

 

A idosa, que é professora graduada em Pedagogia, já trabalhou para o Ministério da Educação e é aposentada. Ela explica que mesmo depois da primeira graduação, já com seus dois filhos, sonhava em se tornar advogada, mas acreditava ser tarde demais para voltar aos estudos. Foi após revelar à família que ainda gostaria de realizar seu desejo e de ser incentivada por eles, que Ana Lucia decidiu se matricular no curso de Direito da UVA, aos 73 anos.

 

Ao lembrar seu primeiro dia de aula, há três anos, Ana Lucia ressalta que a reação dos alunos e professores foi surpreendente. “Na primeira aula, a professora pediu que compartilhássemos nossa idade e motivo pelo qual resolvemos cursar Direito. Expliquei que sempre foi um sonho, mas ao contar minha idade, fui surpreendida pela turma. Eu disse que tinha ‘somente’ 73 anos, e todos se viraram para mim e, em conjunto, aplaudiram. Fiquei muito emocionada e me senti muito bem recebida”, conta.

 

Mesmo com a pandemia, e a virtualização das aulas, ela diz estar cada vez mais comprometida com o curso e que o apoio dos colegas de classe e dos docentes fez a diferença para se adaptar à nova realidade. “Assistir aulas online e ter responsabilidades com o estudo e entrega de trabalhos têm me ajudado a enfrentar esse momento de isolamento social e não me deixar abater”, destaca.

 

O coordenador do curso, Álvaro Maciel, revela que Ana Lucia é uma aluna cativante, simpática e dedicada. “Ela é um exemplo de perseverança dentro e fora da sala de aula. Ana é uma inspiração para toda a comunidade acadêmica, pois aprendemos muito com ela durante os debates, seja de maneira presencial ou virtual”, afirma.

 

A aluna conta que seu objetivo ao fim da graduação é colaborar em causas sociais e reconhece que serve de inspiração para outros idosos voltarem a estudar. “Antes eu questionava o meu papel na universidade, mas agora entendo que eu represento a inclusão. E com minha experiência, quero ajudar outras causas que precisam de atenção”, conclui.

 

 

Por Juliana Machado, estagiária da Comunicação Institucional 

Voltar para notícias

Notícias

Featured image

04/04/2024

Alunos da UVA visitam o Instituto Nacional de Educação de Surdos

Ver notícia completa
Featured image

01/04/2024

Dia da Mentira: Os perigos da mitomania

Ver notícia completa
Featured image

28/03/2024

Cuidado com a falsa felicidade e perfeição exposta nas redes sociais

Ver notícia completa
Featured image

25/03/2024

Dicas para não cair em golpes durante compras online

Ver notícia completa
 Ver todas as notícias

cursos que
podem interessar

X

X

Oi, como posso te ajudar?

ESCOLHA UMA DESTAS OPÇÕES E FALE COM A GENTE:

WhatsApp
Nosso chat
(21) 2574 8888
hubspot controller