UVA - Universidade Veiga de Almeida

Cursos de Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Extensão

Universidade Veiga de Almeida

Ligue para a UVA (21) 2574 8888


Acesso ao Sistema

Aluno
Professor
Esqueci a senha

Pós-Graduação Enfermagem em Emergência

Próxima turma

Dias e Horários

Campus Cabo Frio: início das aulas em fevereiro de 2015. Campus Cabo Frio: Sábado, das 8h às 18h (duas a três vezes ao mês).
Carga horária: 380 horas-aula (18 meses)


Objetivo

Objetivo Geral:
Gerar competências na área de enfermagem emergencista instrumentalizando o enfermeiro com fundamentos científicos–práticos que norteiam as práticas do cuidar nas unidades de pronto-atendimento, tornando-o um especialista na prestação de cuidados de alta complexidade com uma assistência de enfermagem voltada à saúde da criança e adulto qualificada e ética e que atenda às suas necessidades humanas básicas no cenário da emergência.

Objetivos Específicos:
- Descrever a anatomofisiologia dos principais órgãos e sistemas, relacionando-os as patologias de base;
- Discutir as principais patologias que desequilibram o sistema hemodinâmico;
- Caracterizar o perfil do cliente em emergência;
- Capacitar enfermeiros nos cuidados ao paciente em uma unidade de pronto-atendimento;
- Conhecer as técnicas de enfermagem para a realização de procedimentos invasivos neste cenário;
- Evidenciar a necessidade de avaliação semiológica do cliente;
- Relacionar o tratamento emergencista e suas complicações com a evolução clínica do paciente;
- Discutir a atuação do enfermeiro como integrante da equipe multidisciplinar de um setor complexo;
- Capacitar o enfermeiro a intervir nas situações de emergência de diferentes etiologias;
- Capacitar o enfermeiro quanto à manipulação da tecnologia disponível nas emergências.
 

Público-alvo

Enfermeiros que possuam interesse assistencial na área temática. São oferecidas 40 vagas por turma.
 

Inscrição e Informações

A inscrição só será validada após a apresentação dos documentos, na secretaria do curso. No ato da matrícula em nossa secretaria será cobrado o valor do investimento da primeira cota em forma de boleto bancário.
Caso não haja abertura de turma por motivos previstos em contrato, os valores em nossa guarda, inclusive a taxa de inscrição, serão devolvidos de acordo com os processos internos previstos.
Compareça à secretaria do campus escolhido o mais rápido o possível para garantir a sua vaga e apresente os seguintes documentos:
- Cópia autenticada do diploma de graduação
- Cópia simples da Identidade
- Cópia simples do  CPF
- Cópia simples do  Comprovante de residência
- Cópia simples da certidão de nascimento ou casamento
- 1 foto 3x4

Não perca tempo! Clique no botão referente ao campus que deseja cursar e faça sua pré-inscrição!
 

Inscreva-se
 

Coordenação Geral

Fale com o
Coordenador


Prof. Márcio Tadeu Ribeiro Francisco

Formação acadêmica:

Graduado em enfermagem pela Universidade do Estado da Guanabara. Habilitação em Enfermagem em Saúde Pública pela Faculdade de Enfermagem da UERJ - Livre docente pela Faculdade de Enfermagem da UERJ em 1986. Doutor em Saúde Coletiva -Administração, Planejamento em Saúde - Instituto de medicina Social UERJ- 2000. Área de atuação - Chefe da Divisão de Enfermagem do Hospital Universitário Pedro Ernesto/HUPE - UERJ de 1984/87. Diretor Eleito do Centro Biomédico da UERJ-1994/99. Diretor de Prevenção e Assistência a Saúde do SEMIC - RJ de 1977- 86. Chefe do Departamento de Fundamentos de Enfermagem da UERJ. Avaliador de Curso de Graduação de Enfermagem (Inep-Mec). Consultor técnico ad hoc do departamento de DST/AIDS e hepatite virais do Ministério da Saúde. Avaliador ad hoc da Faperj. Avaliador da Capes-CNPq. Coordenador Executivo do projeto de prevenção DST/AIDS no carnaval desde 1992. Coordenador Geral do Curso de Graduação de Enfermagem e do Curso de Saúde Coletiva da Universidade Veiga de Almeida desde 2003. Professor do programa de Doutorado em Psicanálise, Saúde e Sociedade da Universidade Veiga de Almeida. Assessor do Reitor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro- UERJ.


Experiência profissional:

Área de atuação - Administração, Planejamento e Avaliação em Saúde - Planejamento Estratégico e Economia em Saúde - Saúde e Sociedade - desde 2002 atua na Gestão Administrativa , Pedagógica e Acadêmica de Curso de graduação e pos graduação enfermagem -e saude coletiva.- consultor ad hoc do Ministério da Saude - Departamento dst/aids - Avaliador de Curso de graduação em Saude Coletiva e de Enfermagem (Inep-Mec) consultor ad hoc da Faperj - Capes - Cnpq ( Ministério da Saúde). Coordenador do Curso de Graduação de Enfermagem da Universidade Veiga de Almeida e Assessor do Reitor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.


Horário de atendimento:

Terças-feiras, das 15h às 17h


Fale com o
Coordenador


Prof. Hélio Casemiro Seabra Júnior

Formação acadêmica:

Mestre em microbiologia, especialista em enfermagem neonatal.


Experiência profissional:

Professor do curso de graduação em enfermagem da Universidade Veiga de Almeida campus Cabo Frio. Segundo-tenente enfermeiro do Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro.
Enfermeiro da UTI-UI-neonatal da Maternidade Municipal Alexander Fleming (2002-2007). Enfermeiro do CTI-pediátrico, pediatria clínica e cirúrgica do Hospital Municipal Pediátrico Nossa Senhora do Loreto (2003-2006). Enfermeiro da UTI-neo do Hospital Estadual de Saracuruna (2004-2005). Enfermeiro do Corpo de Bombeiros Militar do RJ com atuação na UPA da Ilha do Governador-RJ (unidade de pronto atendimento pediátrica e adulta 2008-atualmente).



onde cursar

Cabo Frio

Estrada Perynas, S/N, Perynas.

Cabo Frio - RJ

Mais Mapa