UVA - Universidade Veiga de Almeida

Cursos de Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Extensão

Universidade Veiga de Almeida

Ligue para a UVA (21) 2574 8888


Acesso ao Sistema

Aluno
Professor
Esqueci a senha

Pós-Graduação em Educação e Tecnologia

Duração:

18 meses (sendo 15 meses de realização das disciplinas e 3 meses
para a elaboração do TCC - Trabalho de Conclusão de Curso).

Carga horária:

376 horas-aula

Objetivo:

Capacitar profissionais de diferentes áreas para o exercício docente tendo como perspectiva as novas dimensões pedagógicas e a educação tecnológica, numa visão interdisciplinar, abrangente, diferenciada e sistêmica para atuar proativamente nas mudanças que estão ocorrendo no ambiente educacional.


Habilidades e Competências:

    • Analisar as diferentes correntes teóricas do desenvolvimento humano, suas consequências para a aprendizagem e diferentes âmbitos educacionais: elaboração do currículo, metodologia de trabalho, relação professor-aluno, organização da sala de aula etc.

    • Perceber a importância da investigação como instrumento de controle para resolução dos problemas de aprendizagem.

    • Identificar os impactos da sociedade tecnológica no desenvolvimento cognitivo e social do aprendiz nos diversos cenários educacionais.

    • Reconhecer o potencial das ferramentas tecnológicas para a produtividade pessoal, dos alunos e equipe de trabalho, como também identificá-las como altamente eficazes na liderança de outras pessoas e para a solução de problemas.

    • Analisar e identificar as características dos softwares de aprendizagem para aplicação em diferentes grupos.


Público-alvo:

Este curso destina-se especialmente a profissionais de diferentes áreas que desejam especializar-se no uso de tecnologias no processo ensino-aprendizagem.


Justificativa:

O processo de mudança na educação impõe a mudança nas formas de ensinar e de aprender para enfrentar novos desafios. O educador que deseja melhorar suas competências profissionais e metodologias de ensino precisa atualizar-se permanentemente. O curso de pós-graduação em Educação e Tecnologia vem cobrir uma lacuna no âmbito educativo, na modalidade do ensino digital e na utilização das novas tecnologias.
 

Inscrição e Informações

Para se inscrever no curso, clique no botão abaixo e preencha o formulário corretamente. Fique atento à documentação necessária disponível no sub-menu "documentos para inscrição" localizado na coluna ao lado. 
 

Inscreva-se
 

Coordenação Geral

Profa. Leila Mattar

Formação acadêmica:

Pedagoga, com MBA em Gestão de Recursos Humanos; Especialização em Psicodrama Pedagógico; Especialização em Educação a Distância.


Experiência profissional:

Experiência técnica e gerencial na Área de Recursos Humanos, com foco em Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas, em empresas de grande porte, nos segmentos de Educação - SENAI e Seguros - Generali do Brasil. Tutora de Programas de pós-graduação integrados à Gestão de Recursos Humanos. Docente de Programas de Capacitação de Tutores em Educação a Distância.


Autoria de Projeto de Curso

Profa. Luiza Alves Ferreira Portes

Formação acadêmica:

Doutoranda em Psicanálise, Saúde e Sociedade pela Universidade Veiga de Almeida – UVA;
Mestre em Educação pela UERJ (2005);
Especialização em Docência do Ensino Superior (2000);
Graduação em Licenciatura em Pedagogia (1994).


Experiência profissional:

Na área educacional: docência nas redes pública e particular (atuação na educação infantil, nos níveis fundamental e médio, superior e pós-graduação). Atuou como diretora geral e do ensino fundamental do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro. Na rede pública atuou em turmas de alfabetização por onze anos, tendo participado do grupo de pesquisa em alfabetização – GEFEAL (ISERJ).
Atualmente é pesquisadora do CNPQ na área de educação – Projeto Observatório da Educação; membro do Conselho Científico da Associação Brasileira de Tecnologia  (ABT)  e coordenadora do Curso de Pedagogia, assessora pedagógica da Pró-Reitoria de Graduação e professor assistente da Universidade Veiga de Almeida.
A experiência na área de educação tem ênfase nos seguintes temas: processo de planejamento do ensino, avaliação de ensino, gestão escolar, políticas públicas, gestão do conhecimento e educação e trabalho.
Na área empresarial: consultora em gestão do conhecimento, elaboração de projetos, cursos e oficinas, assessora técnico-pedagógica de ONGs.
O currículo  lattes  pode ser acessado pelo endereço: lattes:http://lattes.cnpq.br/3803555068184426


Horário de atendimento:

2ª feira – das 10h às 13h
3ª feira – das 17h às 20h


Profa. Lúcia Barbosa

Formação acadêmica:

Mestre em Tecnologia pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Pós-Graduada em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal Fluminense, Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense.


Experiência profissional:

Atuou como professora e diretora de escola da rede pública estadual; Exerceu os Cargos de Diretora da FAETEC e do CCH da Universidade Veiga de Almeida-UVA; Foi Coordenadora do curso de Pedagogia da UVA. Exerceu as funções de Subsecretária de Planejamento da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro e de Coordenadora da Câmara de Ensino Superior do Conselho Estadual de Educação; Atuou como técnica na Superintendência de Desenvolvimento Científico na Secretaria de Estado de Educação.

Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Sistemas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação a Distância, Novas Tecnologias na Educação, Currículo, Avaliação Educacional, e Projetos Pedagógicos de Curso do Ensino Superior, PPI e PDI. Integra a comissão Própria de Avaliação – CPA da UVA. É pesquisadora do CNPQ. Atualmente exerce o cargo de Vice-Diretora da ABT e Coordenadora Pedagógica da Pró-Reitoria Acadêmica da UVA.


Prof. Carlos Eduardo Ferrão

Formação acadêmica:

Mestre em Informática pelo Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NCE/UFRJ).Especialista em Tecnologias da Informação Aplicadas à Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mediação Pedagógica em Educação a Distância pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Design Instrucional pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Graduado em Análise de Sistemas e Licenciado em Informática pela Universidade Veiga de Almeida


Experiência profissional:

Analista de Sistemas, responsável pelo infraestrura tecnológica do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Veiga de Almeida, consultor em Tecnologias aplicadas à educação e em implantação de sistemas para Educação a Distância.