UVA - Universidade Veiga de Almeida

Cursos de Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Extensão

Universidade Veiga de Almeida

Ligue para a UVA (21) 2574 8888


Acesso ao Sistema

Aluno
Professor
Esqueci a senha

Mestrado Mestrado Profissional em Psicanálise, Saúde e Sociedade

Próxima turma:

Agosto de 2014

Duração:

18 a 24 meses

Situação legal:

Reconhecido pela Portaria de Nº 1.077 de 31 de agosto de 2012.

Campus e turno:

Campus Tijuca: sextas-feiras, das 9h às 17h

 

Objetivo:

Qualificar os profissionais para o atual mercado de trabalho nas áreas de saúde, humanas e sociais através do aprofundamento da prática profissional aliado à pesquisa, formando mestres aptos a desenvolver uma ampla visão de sua profissão.
 

Público-alvo:

O Programa de Mestrado Profissional em Psicanálise, Saúde e Sociedade visa aprimorar a formação profissional de portadores de diploma de cursos de graduação em diferentes áreas do saber, dentre elas: Psicologia, Medicina, Fonoaudiologia, Serviço Social, Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia, Odontologia, Comunicação Social, Direito e Letras.
 

Nosso desafio:

O grande desafio proposto neste programa está baseado no seu compromisso de favorecer uma atuação reflexiva, crítica e transformadora, necessária à formação de profissionais que pretendem atuar em diferentes contextos sociais, considerando os aspectos éticos.
E vai além: promove a produção científica e a divulgação da prática dos profissionais favorecendo a troca de experiências entre diferentes áreas, a partir do enriquecimento da qualificação dos futuros mestres nas áreas de saúde, humanas e sociais, através do aprofundamento desta prática aliado à formação em pesquisa.
 

Aptidões e competências adquiridas:

- Capacidade de criar e transformar formas de atuação, a partir da reflexão e da pesquisa, de acordo com o contexto de sua prática profissional.
- Aptidão para identificar e integrar as possíveis contribuições interdisciplinares nos estudos teóricos e na prática profissional.
- Habilidade de avaliar necessidades e demandas de prevenção e intervenção nos diversos setores da saúde e na sociedade em geral.
- Conhecimento dos principais operadores da psicanálise.
- Preparação para avaliar as interações entre subjetividade, cultura e sociedade.
- Capacidade de aperfeiçoar os procedimentos de pesquisa.
- Competência para desenvolver a prática docente.
- Habilidade para aliar técnica e ética em sua prática profissional.
 

Psicanálise e Saúde

Esta área possui disciplinas, projetos de pesquisa e atividades de extensão que contribuem para o desenvolvimento técnico-científico da prática dos profissionais de saúde, a partir das contribuições teórico-práticas da Psicanálise.
 

Psicanálise e Sociedade

Esta área de concentração abrange as conexões do saber psicanalítico com outras áreas do saber. Compreende todos os estudos, disciplinas, projetos de pesquisa e atividades de extensão que promovem análise dos fenômenos sociais, especialmente da contemporaneidade, utilizando formulações teóricas e operadores da Psicanálise.
Diferentes práticas sociais podem ser analisadas, criadas e transformadas através das contribuições das pesquisas desta área.

 

Coordenação Geral

Fale com o
Coordenador


Profa. Maria Cristina Candal Poli

Formação acadêmica:

Possui graduação em Psicologia, Mestrado em Filosofia, Doutorado em Psicologia – Université de Paris 13 (Paris-Nord) e Pós-Doutorado no Programa de Pós-graduação em Teoria Psicanalítica da UFRJ. Em novembro de 2006, foi conferencista convidada do Colloque Internacionale Ladolescente: la construction du corps feminin et ses avatars, promovido pela Unité de recherche en psychogenese et psychopathologie (Paris 13) e em fevereiro de 2009 nomeada professora convidada da Université Paris 13. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro; do Mestrado e Doutorado  em Psicanálise, Saúde e Sociedade da Universidade Veiga de Almeida - RJ. É analista membro da Associação Psicanalítica de Porto Alegre. Coordena, junto com Edson Luiz André de Sousa, o LAPPAP (Laboratório de Pesquisa em Psicanálise, Arte e Política). Publicou os livros: O espirito como herança: as origens do sujeito contemporâneo na obra de Hegel; (Edipucrs, 1998);Clínica da exclusão: a construção do fantasma e o sujeito adolescente; (Casa do Psicólogo, 2005); Feminino/Masculino: a diferença sexual em psicanálise; (Jorge Zahar, 2007); Leituras da Clínica, Escritas da Cultura (Mercado de Letras, 2012).



onde cursar

Tijuca

Rua Ibituruna, 108, Tijuca.

Rio de Janeiro - RJ

Mais Mapa