UVA - Universidade Veiga de Almeida

Cursos de Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Extensão

Universidade Veiga de Almeida

Ligue para a UVA (21) 2574 8888


Acesso ao Sistema

Aluno
Professor
Esqueci a senha

Doutorado em Psicanálise, Saúde e Sociedade

Próxima turma:

2014.1

Duração:

24 a 48 meses

Situação legal:

Recomendado pela CAPES. Portaria N°- 1.009, de 10 de outubro de 2013.

Campus e turno:

Campus Tijuca


Objetivo:

Qualificar os profissionais para o atual mercado de trabalho nas áreas de saúde, humanas e sociais através do aprofundamento da prática profissional aliado à pesquisa, formando Doutores aptos a desenvolver uma ampla visão de sua profissão.
 

Exigências do Mercado:


A partir da articulação teórica e prática da Psicanálise com diferentes áreas do saber que focalizam a Saúde e a Sociedade, dentre elas: a Antropologia, a Filosofia, a Arte, as Ciências Sociais, as Ciências da Saúde, a Comunicação e o Direito, o programa oferece ao aluno uma formação interdisciplinar, estruturada em um projeto pioneiro por sua vocação profissional.

Por fim, o programa enriquece a formação do futuro Doutor oferecendo uma metodologia diferenciada em função do conteúdo das disciplinas, incluindo aulas expositivas, seminários, discussões em pequenos grupos e orientações individuais.
 

Nosso Desafio:


O grande desafio proposto neste programa é o de promover a produção científica e a divulgação da prática dos profissionais para troca de experiências entre diferentes áreas, a partir do enriquecimento da qualificação dos futuros Doutores nas áreas de saúde, humanas e sociais, através do aprofundamento desta prática aliado à formação em pesquisa.
 

Público-alvo:

Portadores de Diploma de Graduação de curso reconhecido pelo MEC, preferencialmente com título de Mestre.
 

Perfil do Egresso:

O profissional formado pelo programa de Doutorado em Psicanálise, Saúde e Sociedade da Universidade Veiga de Almeida será reconhecido como Doutor capaz de analisar, compreender e articular a Psicanálise com as práticas nas ciências da saúde e as práticas sociais, além de enfatizar a fundamentação científica e a pesquisa, proporcionando o estudo das interfaces dos saberes em função do seu enfoque interdisciplinar.
 

Aptidões e competências adquiridas:

- Capacidade de aperfeiçoar os procedimentos de pesquisa;
- Competência para desenvolver a prática docente;
- Habilidade para aliar técnica e ética em sua prática profissional.
 

Áreas de Concentração:

Psicanálise, Saúde e Sociedade.
 

 

 

Coordenação Geral

Fale com o
Coordenador


Profª. Maria da Glória Schwab Sadala

Formação acadêmica:

Doutora (ECO/UFRJ), Mestre (UFRJ), Especialista em Psicoterapia Infanto-Juvenil (Instituto de Psquiatria/UFRJ), Graduada em Possui graduação em Psicologia (1972), Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986) e Doutorado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Atualmente é Coordenadora e Professora do Curso de Doutorado em Psicanálise, Saúde e Sociedade da Universidade Veiga de Almeida e também Professora e Supervisora do Curso de Mestrado Profissional em Psicanálise, Saúde e Sociedade da mesma Universidade. Coordenadora do Curso de Especialização em Teoria Psicanalítica e Prática Clínico-Institucional da Universidade Veiga de Almeida, Professora e Supervisora do Curso de Graduação em Psicologia da Universidade Veiga de Almeida. Membro do Colegiado de Formações Clínicas do Campo Lacaniano - FCCL/RJ. Tem experiência na área de Psicologia e Psicanálise, com ênfase na Clínica Psicanalítica e Análise da Contemporaneidade, atuando principalmente nos seguintes temas: Psicanálise, Adolescência e Sintomas Contemporâneos. Coordena Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq cujo tema é; Adolescência e Contemporaneidade; Coordenadora do Convênio de Cooperação Nacional entre UVA e UFRGS. Membro da Comissão Editorial da Revista Trivium do Mestrado Profissional em Psicanálise, Saúde e Sociedade da Universidade Veiga de Almeida.


Experiência profissional:

Psicanalista, Coordenadora do Mestrado em Psicanálise, Saúde e Sociedade UVA, Supervisora da equipe de Psicanálise SPA UVA e da especialização em teoria psicanalítica e prática clínico-institucional UVA.


Horário de atendimento:

Segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h às 12h.



onde cursar

Tijuca

Rua Ibituruna, 108, Tijuca.

Rio de Janeiro - RJ

Mais Mapa