UVA - Universidade Veiga de Almeida

Cursos de Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Extensão

Universidade Veiga de Almeida

Ligue para a UVA (21) 2574 8888


Acesso ao Sistema

Aluno
Professor
Esqueci a senha

Doutorado em Psicanálise, Saúde e Sociedade

Próxima turma:

2015.1

Duração:

O prazo máximo de conclusão do curso de Doutorado em Psicanálise Saúde e Sociedade é de 48 meses.

Situação legal:

Em 11 de outubro de 2013, ficou reconhecido o Curso de Pós-Graduação, stricto sensu, na área Interdisciplinar, em Psicanálise, Saúde e Sociedade, nível Doutorado, da Universidade Veiga de Almeida – Rio de Janeiro. O reconhecimento do Doutorado foi publicado no Diário Oficial da União – Seção 1, n. 198. Este documento pode ser verificado no endereço eletrônico http://www.in.gov.br/autencicidade html pelo código 00012013101100013.

O Programa de Pós-Graduação em Psicanálise, Saúde e Sociedade da Universidade Veiga de Almeida, nível de Doutorado, foi recomendado, com nota 4, na 141ª reunião do Conselho Técnico Científico da Educação Superior – CTC-ES, realizada de 19 a 23 de novembro de 2012, segundo o ofício número 270-19/2012 CTC/CAAIII/CGAA/DAV/CAPES de 27 de novembro de 2012. Em janeiro de 2013, foi lançado o edital referente ao processo seletivo para este Programa e o Curso foi implantado neste mesmo ano com grande procura de candidatos, alguns provenientes dos mestrados da própria UVA, assim como de outras procedências. Já foram iniciadas duas turmas: a primeira em 2013 e a segunda em 2014, tendo sido obtidas quatro bolsas da FAPERJ para Cursos de Doutorado emergentes.

Campus e turno:

Campus Tijuca


Objetivos

Objetivos Gerais
Este Programa em Psicanálise, Saúde e Sociedade, em nível de Doutorado, tem como objetivos gerais:
1) Propiciar o desenvolvimento de estudos interdisciplinares;
2)  Promover pesquisas avançadas referentes às questões do mundo contemporâneo nas áreas da Saúde e Sociedade;
3)  Favorecer, através do enfoque interdisciplinar, uma atuação reflexiva, crítica e transformadora, necessária na formação de pesquisadores que pretendem contribuir para questões da contemporaneidade;
4) Alcançar liderança como formador de recursos humanos para pesquisa e Pós-graduação;
5) Promover ações de inserção e impacto regional e nacional;
6) Contribuir com outros Programas com vistas ao desenvolvimento da pesquisa e da pós-graduação;
7) Manter visibilidade e transparência na sua atuação.

As pesquisas de natureza interdisciplinar possuem um caráter heurístico que permite avanços em várias áreas disciplinares. O pensamento interdisciplinar se constrói na relação com o disciplinar, sendo necessária uma visão crítica em relação a cada campo de conhecimento em particular. Como o trabalho interdisciplinar requer novos procedimentos e pesquisa, assim como esquemas de análise diferentes dos tradicionais, é necessária certa flexibilidade do pesquisador, assim como uma capacidade de transitar em diferentes campos do saber, em especial, na filosofia da ciência. A capacidade heurística, a flexibilidade e o espírito crítico, inerentes à pesquisa interdisciplinar, são especialmente facilitados quando se tem a Psicanálise como norteadora.
Os diversos desafios teóricos e metodológicos da pesquisa científica de natureza interdisciplinar, nas áreas da Saúde e Sociedade, encontram na Psicanálise um excelente meio de articulação entre as diferentes áreas do saber. Sendo assim, o eixo principal de articulação neste Doutorado é a Psicanálise, cuja natureza interdisciplinar permite sustentar o debate pluralista nas áreas da Saúde e Sociedade.
O campo teórico e prático da Psicanálise é, em si mesmo, interdisciplinar. A Psicanálise nasceu no século XIX, com Sigmund Freud, pesquisando sobre o comportamento humano nos laboratórios de neuroanatomia em Viena e Paris e são inúmeras as conexões do saber psicanalítico com outros saberes, tais como: a literatura, as artes, as ciências sociais, a filosofia, o direito, a linguística, a educação, a antropologia, etc.

Objetivos Específicos
Este Programa tem os seguintes objetivos específicos:
1) Promover melhor qualificação dos pesquisadores das áreas da Saúde, Humanas e Sociais, através de pesquisas avançadas e da prática interdisciplinar;
2) Formar doutores qualificados para contribuir de forma inovadora na prática acadêmica;
3) Capacitar os pesquisadores para a prática da pesquisa avançada;
4) Capacitar os pesquisadores como multiplicadores das pesquisas desenvolvidas;
5) Incentivar atualização relativa às questões contemporâneas, visando melhor aplicabilidade dos resultados das pesquisas;
6) Promover a divulgação dos estudos e pesquisas interdisciplinares, através de produções bibliográficas;
7) Incentivar as produções técnicas inovadoras;
8) Propiciar produções artísticas de forte impacto social;
9) Promover a prática interdisciplinar tendo a Psicanálise como eixo de articulação;
10) Estimular os alunos do Ensino Básico e Superior a dar continuidade a sua formação acadêmica, inserindo nas suas metas o ingresso na Pós-Graduação.
 

Exigências do Mercado:


A partir da articulação teórica e prática da Psicanálise com diferentes áreas do saber que focalizam a Saúde e a Sociedade, dentre elas: a Antropologia, a Filosofia, a Arte, as Ciências Sociais, as Ciências da Saúde, a Comunicação e o Direito, o programa oferece ao aluno uma formação interdisciplinar, estruturada em um projeto pioneiro por sua vocação profissional.

Por fim, o programa enriquece a formação do futuro Doutor oferecendo uma metodologia diferenciada em função do conteúdo das disciplinas, incluindo aulas expositivas, seminários, discussões em pequenos grupos e orientações individuais.
 

Nosso Desafio:


O grande desafio proposto neste programa é o de promover a produção científica e a divulgação da prática dos profissionais para troca de experiências entre diferentes áreas, a partir do enriquecimento da qualificação dos futuros Doutores nas áreas de saúde, humanas e sociais, através do aprofundamento desta prática aliado à formação em pesquisa.
 

Público-alvo:

Portadores de Diploma de Curso de MESTRADO reconhecido pelo MEC.
 

Perfil do Egresso 

O perfil do profissional a ser formado neste Doutorado engloba:

1) Capacidade de identificar fenômenos da contemporaneidade, nas áreas da Saúde e Sociedade, passíveis de análise minuciosa;
2) Flexibilidade para pensar e trabalhar com diferentes enfoques teóricos numa prática interdisciplinar;
3) Interesse e competência para pesquisa científica;
4) Capacidade aperfeiçoar procedimentos de pesquisa;
5) Capacidade de criar e transformar formas de atuação, a partir da reflexão e da pesquisa;
6) Capacidade para avaliar necessidades e demandas de prevenção e intervenção nos diversos setores da saúde e na sociedade em geral;
7) Capacidade para avaliar as interações entre subjetividade, saúde e sociedade;
8) Conhecimento dos principais operadores da Psicanálise;
9) Habilidade para a prática docente, a nível da Pós-Graduação stricto sensu;
10) Habilidade para a produção bibliográfica com a finalidade de divulgar estudos e pesquisas;
11) Competência para aliar teoria, prática e ética.
 

Áreas de Concentração

Psicanálise e Saúde:
Engloba as linhas de pesquisa diretamente relacionadas à área da Saúde, com disciplinas, projetos de pesquisa e atividades de extensão que
contribuem para o avanço e atualização dos docentes e profissionais da área da saúde, a partir das contribuições da Teoria Psicanalítica.

Psicanálise e Sociedade:
Esta área de concentração abrange as conexões do saber psicanalítico, especialmente com as ciências sociais e a arte. Compreende todos
os estudos, disciplinas, projetos de pesquisa e atividades de extensão que promovem estudos avançados dos fenômenos sociais,
especialmente da contemporaneidade, utilizando formulações teóricas e operadores da Psicanálise.
 

Linhas de pesquisa

- Prática psicanalítica (Área de concentração Psicanálise e Saúde)
- Subjetividade nas práticas das ciências da saúde (Área de concentração Psicanálise e Saúde)
- Psicanálise e Arte (Área de concentração Psicanálise e Sociedade)
- Psicanálise, Sociedade e Práticas Sociais (Área de concentração Psicanálise e Sociedade)


Coordenação Geral

Fale com o
Coordenador


Profª. Maria da Glória Schwab Sadala

Formação acadêmica:

Possui Graduação em Psicologia (1972), Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986) e Doutorado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Atualmente é Coordenadora e Professora do Curso de Doutorado em Psicanálise, Saúde e Sociedade e também Professora e Supervisora do Curso de Mestrado Profissional em Psicanálise , Saúde e Sociedade da mesma Universidade. Coordenadora do Curso de Especialização em Teoria Psicanalítica e Prática Clínico-Institucional e Professora e Supervisora do Curso de Graduação da Universidade Veiga de Almeida. Membro do Colegiado de Formações Clínicas do Campo Lacaniano – FCCL/RJ.


Experiência profissional:

Atua á longo tempo em Ensino Superior, sendo autora dos Projetos e responsável pela implantação dos Cursos de Mestrado e Doutorado em Psicanálise, Saúde e Sociedade da Universidade Veiga de Almeida, aprovados pela Capes em 2006 e 2012, respectivamente. Possui vasta experiência em Coordenação de Cursos de Graduação e Pós Graduação, além de ampla atuação em magistério superior. Também atua nas áreas de Psicologia e Psicanálise, com ênfase na Clínica Psicanalítica e Análise da Contemporaneidade. Participante do Grupo de Pesquisa Psicanálise e Saúde – Universidade Veiga de Almeida. Membro da Comissão Editorial da Revista Trivium dos Programas de Pós Graduação em Psicanálise, Saúde e Sociedade da Universidade Veiga de Almeida.


Horário de atendimento:

Segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h às 12h.



onde cursar

Tijuca

Rua Ibituruna, 108, Tijuca.

Rio de Janeiro - RJ

Mais Mapa