UVA - Universidade Veiga de Almeida

Cursos de Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Extensão

Universidade Veiga de Almeida

Ligue para a UVA (21) 2574 8888


Acesso ao Sistema

Aluno
Professor
Esqueci a senha

Graduação Engenharia de Produção

Próxima turma:

2º semestre de 2014

Habilitação:

Bacharelado

Duração:

5 anos

 

Situação legal:

Campi Tijuca, Barra e Centro:

Reconhecido pelo MEC, de acordo com a Portaria nº 1.934, de 19/11/2010. 

Campus Cabo Frio
Autorizado pela Resolução 9/07 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UVA. - Reconhecimento em processamento no MEC.

 

Campus e turno:

Campi Tijuca, Barra, Cabo Frio e Unidade Centro - Manhã e noite


O Curso

O engenheiro de produção tem por objetivo fazer um mundo melhor. A Engenharia de Produção surge da necessidade de se conceber, projetar e gerenciar sistemas produtivos no que se relaciona a bens e serviços, integrando matéria prima, máquina, ser humano e meio ambiente, levando em consideração o planejamento, a estratégia, o processo, o método, a qualidade, a área financeira, a instalação, a ergonomia, a logística e o marketing.  Na verdade, a Engenharia de Produção é a menos tecnológica das engenharias, na medida que é mais abrangente e genérica, englobando um conjunto maior de conhecimentos e habilidades.

O Curso de Graduação em Engenharia de Produção tem o objetivo de formar engenheiros com capacitação para atuar na gestão das organizações de bens e serviços, buscar contínua atualização e aperfeiçoamento, ser empreendedor, trabalhar em equipe multidisciplinar e exercer liderança, utilizando a informática como ferramenta e sendo sensível às questões sociais, humanas e ambientais.

O currículo pleno do curso possibilitará ao engenheiro ter uma formação básica em estudo, projeto e gerência de sistemas integrados de pessoas, materiais, métodos, gestão financeira e processos da Engenharia de Produção, visando à melhoria da produtividade do trabalho, da qualidade do produto ou do serviço e das pessoas na organização.

O curso caracteriza-se por diferentes enfoques de estudo, permitindo a sua flexibilização, de modo a preparar o profissional para a sua atuação plena no campo da Engenharia de acordo com seus interesses de profissionalização, e em função da demanda sócio-econômica do mercado. Assim, as disciplinas habilitam o formando para o exercício pleno da profissão, com um currículo equilibrado e reforçado em disciplinas de caráter geral.

Além disso, trata-se de uma graduação que permite a continuidade de estudos em outras áreas fora da Engenharia.

Características do curso
Forma profissionais habilitados a atuarem em projeto, operação, gerenciamento e melhoria dos sistemas de produção e operação em empresas de manufatura e serviços, com perfil pró-ativo, empreendedor e aptos à inovação. Considerando aspectos humanos, tecnológicos, sociais e econômico-financeiros, o curso prepara o aluno para atuar em empresas privadas e públicas, além da possibilidade de abrir seu próprio negócio.

 

Diferenciais UVA

  • Corpo docente formado por professores doutores, mestres e especialistas com experiência acadêmica e profissional, que atuam nas principais empresas públicas e privadas, tais como: Petrobras, Vale, BNDES, Furnas, DELL, Sebrae, Gerdau, Senai-Cetiquet, Fiocruz, além de destacada atuação em consultorias em empresas de médio e grande portes;
  • Grade curricular com ênfase em disciplinas profissionalizantes relevantes para o mercado de trabalho;
  • Realização de eventos que complementam a formação acadêmica, especialmente com as novas tendências de mercado, e participação em projetos de iniciação científica e tecnológica;
  • Visitas técnicas a empresas de referência com objetivo de complementar a formação dos alunos;
  • Confortável biblioteca com livros e revistas atualizadas, além de salas reservadas de estudo em grupo;
  • Convênios de estágio com várias empresas;
  • Laboratórios de Informática funcionando inclusive aos finais de semana;
  • Reconhecimento de mercado com obtenção, por parte dos ex-alunos da UVA, de excelente desempenho e boa colocação no mercado de trabalho.


Mercado de Trabalho

O mercado de Engenharia de Produção é, sem dúvida, o que desfruta da melhor situação, com excelentes possibilidades de colocações, principalmente em função do perfil do profissional que coincide com o perfil demandando no atual momento econômico.

O campo de atuação do engenheiro de produção é amplo, estendendo-se desde empresas de manufatura de produtos, órgãos governamentais, consultorias de negócios e em empresas de prestação de serviços, podendo assumir diversas áreas da empresa, como:

  • Área de planejamento: elaboração de planejamento estratégico, planejamento estratégico de produção e financeiro;
  • Área de produção e operações: planejamento e controle da produção, implantação de melhoria de processos produtivos e de serviços com base em Programas Lean Six-Sigma;
  • Área financeira: controle financeiro, controle dos custos e análise de investimentos;
  • Área de logística e gestão da cadeia de suprimentos: planejamento de estoques, planejamento de transporte e localização de armazéns, serviços logísticos, além de gestão da cadeia de suprimentos;
  • Área comercial e marketing: planejamento do produto, previsão de demanda, gerência de canais e de mercados.

 

Coordenação Tijuca

Fale com o
Coordenador


Prof. Alexandre Camacho da Paixão

Formação acadêmica:

Mestre em Engenharia Civil pela UFF, Pós-graduado em Gerenciamento de Projetos pela Escola Politécnica da UFRJ, Especialista em Projeto de Válvulas Industriais pela USP, Pós-graduado em Engenharia de Equipamentos On&Off Shore pela FUNCEFET, possui Graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Veiga de Almeida e formação Técnica em Mecânica.


Experiência profissional:

Atua como Coordenador Executivo de Projetos pela Bureau Veritas do Brasil, em apoio a maior empresa do Brasil no setor de Oil&Gas, e como Coordenador do curso de graduação de Engenharia de Produção da UVA. Atuou como professor da graduação e pós-graduação na UVA e em outras instituições. Experiência com as disciplinas de Planejamento e Controle da Produção, Engenharia do Produto, Logística, Gerenciamento de Projetos, Tecnologia de Processos e Gestão de Processo Produtivo. Atuou também como tutor da Universidade Veiga de Almeida para a disciplina on-line Logística e Distribuição e no Projeto Vivenciando.


Horário de atendimento:

Segunda-feira de 18:00h às 20:30h.


Coordenação Barra

Fale com o
Coordenador


Prof. Marcio Alves Suzano

Formação acadêmica:

Doutorando em Engenharia - COPPE/UFRJ
Mestrado em Engenharia Oceânica - PENO/COPPE/UFRJ
Especialização em Engenharia de Manutenção

Licenciatura Plena em Formação Pedagógica de Docentes - FATEC/SP
Graduação em Engenharia Civil - UNG/SP


Experiência profissional:

Atualmente atuo como Planejador de Manutenção e Coordenador de Sistema de Informação/Sub - Módulo Planejamento e Produção  no sistema "ERP" na área da Aviação. Experiência em Gestão da Manutenção, com atuação nas seguintes áreas: Planejamento e Controle, Sistema de Informações, Logística, Produção, Materiais e Patrimônios e Planejamento Estratégico. Escritor no segmento técnico de diversas obras, voltadas às áreas da Aviação e Engenharia pelas Editoras Interciência/RJ e PoDeditora/RJ.  
Atuando como professor da graduação, pós - graduação e coordenador no ensino presencial e EAD nos cursos de Engenharia de Produção, Engenharia Cívil e Administração desde 2007. Participação em bancas de monografia e projetos acadêmicos diversos.


Horário de atendimento:

Terça-feira: 18:00 às 20:00h
Quarta-feira: 18:00 às 20:00h


Coordenação Cabo Frio

Fale com o
Coordenador


Profa. Luciana Pinheiro de Oliveira

Formação acadêmica:

Mestre em Sistemas de Gestão (UFF), Especialista em Organização e Estratégia e em SMS (segurança, meio ambiente e saúde) na área de Petróleo e Offshore, e  Gestão Ambiental, Graduada em Engenharia Civil.

Link para o Lattes: http://lattes.cnpq.br/4124224885815772


Experiência profissional:

Profª. do curso técnico de Segurança do Trabalho e Engenharia de automação (CEFET), membro voluntária do PMI - Rio em Gerenciamento de Projetos e possui 12 anos de experiência na área de petróleo.


Horário de atendimento:

Segunda-feira: 15h às 18h - Quarta-feira: 11h às 12h / 16h às 18h - Quinta-feira: 10h às 13h / 16h às 21h - Sexta-feira: 10h às 13h / 16h às 22h


Coordenação Ciclo Básico

Fale com o
Coordenador


Profª. Andreia de Faria Nogueira

Formação acadêmica:

Doutorado em Física Molecular pela Universidade Federal Fluminense (2008), mestrado em Física de Semicondutores pela Universidade Federal Fluminense (1997) e graduação em bacharelado em física pela Universidade Federal Fluminense (1993).


Experiência profissional:

Atuou como professora substituta no Departamento de Análise da UERJ(2000) e no Departamento de Matemática Aplicada da UFF (2003 a 2005 e 2008 a 2010). Atualmente é coordenadora do ciclo básico das Engenharias e professora da Universidade Veiga de Almeida - Campus Tijuca. Exerceu a função de professora responsável pelas disciplinas de Cálculo Elementar, Cálculo Vetorial e Geometria Analítica, Cálculo I, Cálculo II e Cálculo III e atuou como professora no projeto de Curso de Nivelamento de Matemática - Campus Cabo Frio. Possui experiência na área de Física, com ênfase em Espectros Moleculares e Interações de Fótons com Moléculas, atuando principalmente no seguinte tema: espectroscopia. Leciona há 11 anos disciplinas aplicadas de Matemática para os cursos de Engenharia, Sistemas de Informação, Física, Matemática e Química.


Horário de atendimento:

4ª feira - 11:00h às 14:00h e 17:00h às 20:00h.



onde cursar

Barra - Marapendi

Av. Gal. Felicissimo Cardoso, 500, Barra da Tijuca.

Rio de Janeiro - RJ

Mais Mapa

Cabo Frio

Estrada Perynas, S/N, Perynas.

Cabo Frio - RJ

Mais Mapa

Centro

Rua Teófilo Otoni, 123, Centro.

Rio de Janeiro - RJ

Mais Mapa

Tijuca

Rua Ibituruna, 108, Tijuca.

Rio de Janeiro - RJ

Mais Mapa