UVA - Universidade Veiga de Almeida

Cursos de Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Extensão

Universidade Veiga de Almeida

Ligue para a UVA (21) 2574 8888


Acesso ao Sistema

Aluno
Professor
Esqueci a senha

Graduação Engenharia de Petróleo e Gás

Próxima turma:

1º semestre de 2015

Habilitação:

Bacharelado

Duração:

5 anos

 

Situação legal:

Campi Tijuca e Barra
Autorizado pela Resolução 2/2008 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UVA.

 

Campus e turno:

Campi Tijuca e Barra Marapendi - Manhã e noite


O Curso

O Curso de Graduação em Engenharia de Petróleo e Gás da Universidade Veiga de Almeida pode ser realizado em cinco anos (10 períodos) e está estruturado em dois grandes ciclos: O Ciclo Básico e o Ciclo Profissional. O Ciclo Básico tem como principal objetivo apresentar os fundamentos teóricos clássicos de base físico-matemática e conhecimentos nas diversas áreas de engenharia (mecânica, ambiental, de materiais, elétrica e produção). No Ciclo Profissional é feita a abordagem nas seguintes áreas: Geologia, Engenharia de Reservatórios; Engenharia de Poços/Perfuração, Engenharia de Poços/Completação; Produção e Processamento; Economia do Petróleo; Tecnologia Offshore e Estratégias Empresariais enfatizando as tecnologias de exploração e explotação de petróleo.

Acompanhando as inovações e procurando manter atualizado o currículo da graduação e as metodologias de ensino, o curso de Engenharia de Petróleo e Gás da Universidade Veiga de Almeida proporciona aos seus alunos visitas técnicas e aulas práticas em laboratórios de química, física, além de meios de computação.

Além disso, a matriz curricular do curso permite ao aluno obter, por livre escolha, uma formação personalizada e adequada aos seus propósitos específicos, ao matricular-se em disciplinas eletivas/optativas.

* As aulas a partir do 5º período (inclusive) são no horário noturno.

 

Características do curso
O Curso de Graduação em Engenharia de Petróleo e Gás da UVA está estruturado em dois grandes ciclos: o Ciclo Básico e o Ciclo Profissional.


O Ciclo Básico tem como principal objetivo apresentar os fundamentos teóricos clássicos de base físico-matemática e conhecimentos nas diversas áreas de Engenharia (Mecânica, Ambiental, de Materiais, Elétrica e Produção). No Ciclo Profissional, a ênfase principal é sobre o segmento Exploração e Produção (E&P), o mais importante do setor. Estão muito bem representadas as atividades de Geologia/Geofísica, Engenharia de Poços, Engenharia de Reservatórios e de Instalações e Processos de Produção. Além disso, o engenheiro formado pela UVA terá conhecimentos de QSMS, Empreendedorismo e Gerenciamento de Projetos.
 

Para alguns cursos de engenharia na Barra o ciclo profissional deverá ser ministrado em um campus diferente do ciclo básico.
 

Diferenciais UVA

- O Curso de Graduação em Engenharia de Petróleo e Gás da UVA conta com professores que atuam diretamente na indústria de O&G. Desta forma, está garantida a atualização e relevância do conteúdo transmitido nas aulas, bem como sua aplicação prática no dia a dia das empresas que constituem o setor;


- Através de parcerias, buscamos uma sólida e saudável integração entre empresas e o meio acadêmico. Mais do que apenas formar profissionais, a instituição está comprometida com a inserção no mercado de trabalho.

 

Mercado de Trabalho

O engenheiro de petróleo atua em diversos setores da indústria de petróleo, realizando atividades tais como: a procura e análise de reservatórios; o desenvolvimento de técnicas de recuperação de petróleo; o desenvolvimento de métodos de perfuração de poços, a avaliação da exploração/produção de petróleo e gás; a avaliação de riscos/impactos ambientais, o projeto de equipamentos; o desenvolvimento de modelos computacionais para simulação de processos; a comercialização, o desenvolvimento de projetos para o transporte e a distribuição de petróleo, seus derivados e de gás natural.


Atualmente, o setor de petróleo e gás é o mais dinâmico na economia brasileira. Sua parcela no PIB do Brasil passou de 3% em 1997 para 10% em 2008, com previsão de alcançar 20% até 2020. Somente por causa do desenvolvimento do pré-sal, devem ser criados 700.000 empregos por centenas de empresas. Os investimentos deste mundo à parte são contabilizados em centenas de milhões de dólares. Será preciso formar uma enorme quantidade de profissionais qualificados, e a universidade possui papel central nesta tarefa.

 

Coordenação Geral

Fale com o
Coordenador


Prof. José Henrique Carvalho

Coordenação Ciclo Básico

Fale com o
Coordenador


Profª. Andreia de Faria Nogueira

Formação acadêmica:

Doutorado em Física Molecular pela Universidade Federal Fluminense (2008), mestrado em Física de Semicondutores pela Universidade Federal Fluminense (1997) e graduação em bacharelado em física pela Universidade Federal Fluminense (1993).


Experiência profissional:

Atuou como professora substituta no Departamento de Análise da UERJ(2000) e no Departamento de Matemática Aplicada da UFF (2003 a 2005 e 2008 a 2010). Atualmente é coordenadora do ciclo básico das Engenharias e professora da Universidade Veiga de Almeida - Campus Tijuca. Exerceu a função de professora responsável pelas disciplinas de Cálculo Elementar, Cálculo Vetorial e Geometria Analítica, Cálculo I, Cálculo II e Cálculo III e atuou como professora no projeto de Curso de Nivelamento de Matemática - Campus Cabo Frio. Possui experiência na área de Física, com ênfase em Espectros Moleculares e Interações de Fótons com Moléculas, atuando principalmente no seguinte tema: espectroscopia. Leciona há 11 anos disciplinas aplicadas de Matemática para os cursos de Engenharia, Sistemas de Informação, Física, Matemática e Química.


Horário de atendimento:

4ª feira - 11:00h às 14:00h e 17:00h às 20:00h.



onde cursar

Barra Marapendi

Av. Gal. Felicissimo Cardoso, 500, Barra da Tijuca.

Rio de Janeiro - RJ

Mais Mapa

Tijuca

Rua Ibituruna, 108, Tijuca.

Rio de Janeiro - RJ

Mais Mapa