UVA - Universidade Veiga de Almeida

Cursos de Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Extensão

Universidade Veiga de Almeida

Ligue para a UVA (21) 2574 8888


Acesso ao Sistema

Aluno
Professor
Esqueci a senha

Graduação Engenharia Civil

Próxima turma:

2º semestre de 2014

Habilitação:

Bacharelado

Duração:

5 anos

 

Situação legal:

Campi Tijuca e Barra

Reconhecido pelo MEC, de acordo com a Portaria n° 1.932, de 19/11/2010.

Campus Cabo Frio
Autorizado pela Resolução 2/2011 do Conselho Universitário da UVA
 

 

Campus e turno:

Campi Tijuca, Barra e Cabo Frio - Manhã e noite.


O Curso

O Curso de Graduação em Engenharia Civil pode ser realizado em cinco anos (10 períodos) e está estruturado de modo a propiciar os fundamentos teóricos clássicos e as mais avançadas técnicas modernamente aplicáveis à resolução de problemas na área.

O curso assegura ao aluno uma sólida formação na área de atuação, crescente em sua abrangência em decorrência da constante evolução tecnológica do mundo moderno, destacando a não-agressão ao meio ambiente e a participação, cada vez maior, de engenheiros civis nas atividades de administração, gerência e planejamento.

Diariamente, verificam-se diversas e profundas mudanças, em função do desenvolvimento de novos materiais e tecnologias, e da criação e adoção de novos métodos de análise, influenciados pela utilização dos computadores. Por isso, o campo de atuação da Engenharia Civil ampliou-se e extrapolou as áreas tradicionalmente consagradas (estruturas, geotecnia e transportes, recursos hídricos e materiais de construção).

Acompanhando as inovações e procurando manter atualizado o currículo da graduação e as metodologias de ensino, o curso de Engenharia Civil da UVA proporciona a seus alunos visitas técnicas e aulas práticas em laboratórios de geotecnia, materiais de construção, topografia, além de meios de computação.

 

Características do Curso
O curso assegura ao aluno uma sólida formação na área de atuação, crescente em sua abrangência em decorrência da constante evolução tecnológica do mundo moderno, destacando a não agressão ao meio ambiente e a participação, cada vez maior, de engenheiros civis nas atividades de administração, gerência e planejamento.
Acompanhando as inovações e procurando manter atualizado o currículo da graduação e as metodologias de ensino, o Curso de Engenharia Civil da UVA proporciona a seus alunos visitas técnicas e aulas práticas em laboratórios de Geotecnia, materiais de construção, topografia, além de meios de computação.


Diferenciais UVA

  • O curso dispõe de laboratórios de Geotecnia, Materiais de Construção e Concreto Armado, além de infraestrutura de informática composta de sete laboratórios de informática e duas salas multimídia;
  • A Engenharia Civil tem quatro grandes linhas de atuação: Estruturas, Geotecnia e Estradas, Recursos Hídricos e Materiais de Construção. E, acompanhando permanentemente as inovações tecnológicas, o Curso de Engenharia Civil da UVA mantém sua estrutura curricular e metodologia de ensino atualizadas.
  • O curso proporciona a seus alunos visitas técnicas e aulas práticas, acompanhando e praticando as tecnologias utilizadas pelas empresas, permitindo-lhes uma visão crítica dos problemas de Engenharia, ampliando suas capacidades de criar e propor soluções objetivas e eficazes.
  • Compatível com a competitividade na nova economia, o Curso de Engenharia Civil também proporciona a seus alunos um conjunto de atividades complementares, projetos de iniciação científica e projetos em Engenharia realizados durante o curso e no desenvolvimento da monografia.
  • A experiência profissional permite ao engenheiro a conquista de empregos valorizados. A graduação capacita o profissional a prosseguir na vida acadêmica, quer como aluno nos cursos de extensão e pós-graduação quer como professor e pesquisador.

Confira o ranking de Engenharia do estado do Rio de Janeiro, segundo o IGC 2011/MEC.


Mercado de Trabalho

A formação em Engenharia Civil define uma ampliação no mercado de trabalho do profissional de Engenharia, pois existe um grande campo para o estudo e desenvolvimento de soluções para os problemas urbanos. Entre as principais linhas de atuação dentro da área estão: planejamento e execução de construções prediais, prestação de serviços, projetos de conjuntos habitacionais, assessoria pública ou privada em assuntos ligados à habitação, pesquisa de materiais de construção, consultoria nas áreas de Engenharia Civil, cálculo estrutural, orçamento de obras e Geotecnia.

As oportunidades profissionais na área da Engenharia Civil são vastas:

  • Engenheiro de construção, manutenção, saneamento e proteção ao meio ambiente;
  • Pesquisador para desenvolvimento de novos materiais de construção;
  • Pesquisador na área de proteção ambiental e melhoria da qualidade de vida;
  • Responsável por projetos, supervisão e controle de obras públicas e privadas;
  • Responsável pela manutenção de shopping centers, hospitais e clínicas;
  • Consultor para assuntos ligados a imóveis e habitação;
  • Engenharia Legal - perícias e avaliações;
  • Calculista de estruturas;
  • Orçamentista de obras.

 

Coordenação Tijuca

Fale com o
Coordenador


Profa. Anna Paula Bourdon

Formação acadêmica:

Mestre em Engenharia Oceânica (Peno -Coppe), Pós-graduada em Segurança do Trabalho, Graduada em Engenharia Civil e Matemática - Licenciatura.


Experiência profissional:

Experiência em Cálculo Estrutural e Obras (8 anos), Avaliação de impacto ambiental, Magistério (10 anos), Coordenação Acadêmica (5 anos).


Horário de atendimento:

Segundas-feiras, das 17h às 20h - Quartas-feiras, das 17h às 18h


Coordenação Barra

Fale com o
Coordenador


Prof. Marcio Alves Suzano

Formação acadêmica:

Doutorando em Engenharia - COPPE/UFRJ
Mestrado em Engenharia Oceânica - PENO/COPPE/UFRJ
Especialização em Engenharia de Manutenção

Licenciatura Plena em Formação Pedagógica de Docentes - FATEC/SP
Graduação em Engenharia Civil - UNG/SP


Experiência profissional:

Atualmente atuo como Planejador de Manutenção e Coordenador de Sistema de Informação/Sub - Módulo Planejamento e Produção  no sistema "ERP" na área da Aviação. Experiência em Gestão da Manutenção, com atuação nas seguintes áreas: Planejamento e Controle, Sistema de Informações, Logística, Produção, Materiais e Patrimônios e Planejamento Estratégico. Escritor no segmento técnico de diversas obras, voltadas às áreas da Aviação e Engenharia pelas Editoras Interciência/RJ e PoDeditora/RJ.  
Atuando como professor da graduação, pós - graduação e coordenador no ensino presencial e EAD nos cursos de Engenharia de Produção, Engenharia Cívil e Administração desde 2007. Participação em bancas de monografia e projetos acadêmicos diversos.


Horário de atendimento:

Terça-feira: 18:00 às 20:00h
Quarta-feira: 18:00 às 20:00h


Coordenação Cabo Frio

Fale com o
Coordenador


Profa. Luciana Pinheiro de Oliveira

Formação acadêmica:

Mestre em Sistemas de Gestão (UFF), Especialista em Organização e Estratégia e em SMS (segurança, meio ambiente e saúde) na área de Petróleo e Offshore, e  Gestão Ambiental, Graduada em Engenharia Civil.

Link para o Lattes: http://lattes.cnpq.br/4124224885815772


Experiência profissional:

Profª. do curso técnico de Segurança do Trabalho e Engenharia de automação (CEFET), membro voluntária do PMI - Rio em Gerenciamento de Projetos e possui 12 anos de experiência na área de petróleo.


Horário de atendimento:

Segunda-feira: 15h às 18h - Quarta-feira: 11h às 12h / 16h às 18h - Quinta-feira: 10h às 13h / 16h às 21h - Sexta-feira: 10h às 13h / 16h às 22h


Coordenação Ciclo Básico

Fale com o
Coordenador


Profª. Andreia de Faria Nogueira

Formação acadêmica:

Doutorado em Física Molecular pela Universidade Federal Fluminense (2008), mestrado em Física de Semicondutores pela Universidade Federal Fluminense (1997) e graduação em bacharelado em física pela Universidade Federal Fluminense (1993).


Experiência profissional:

Atuou como professora substituta no Departamento de Análise da UERJ(2000) e no Departamento de Matemática Aplicada da UFF (2003 a 2005 e 2008 a 2010). Atualmente é coordenadora do ciclo básico das Engenharias e professora da Universidade Veiga de Almeida - Campus Tijuca. Exerceu a função de professora responsável pelas disciplinas de Cálculo Elementar, Cálculo Vetorial e Geometria Analítica, Cálculo I, Cálculo II e Cálculo III e atuou como professora no projeto de Curso de Nivelamento de Matemática - Campus Cabo Frio. Possui experiência na área de Física, com ênfase em Espectros Moleculares e Interações de Fótons com Moléculas, atuando principalmente no seguinte tema: espectroscopia. Leciona há 11 anos disciplinas aplicadas de Matemática para os cursos de Engenharia, Sistemas de Informação, Física, Matemática e Química.


Horário de atendimento:

4ª feira - 11:00h às 14:00h e 17:00h às 20:00h.



onde cursar

Barra - Marapendi

Av. Gal. Felicissimo Cardoso, 500, Barra da Tijuca.

Rio de Janeiro - RJ

Mais Mapa

Cabo Frio

Estrada Perynas, S/N, Perynas.

Cabo Frio - RJ

Mais Mapa

Tijuca

Rua Ibituruna, 108, Tijuca.

Rio de Janeiro - RJ

Mais Mapa