UVA - Universidade Veiga de Almeida

Cursos de Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Extensão

Universidade Veiga de Almeida

Ligue para a UVA (21) 2574 8888


Acesso ao Sistema

Aluno
Professor
Esqueci a senha

Graduação Engenharia Ambiental

Próxima turma:

2º semestre de 2014

Habilitação:

Bacharelado

Duração:

5 anos

 

Situação legal:

Campi Tijuca e  Barra
Autorizado pela Resolução 1/2007 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UVA.

Campus Cabo Frio
Autorizado pela Resolução 8/2008 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UVA. - Reconhecimento em processamento no MEC.

 

Campus e turno:

Campi Tijuca, Barra e Cabo Frio - Manhã e noite


O Curso


Justificativa
Nosso planeta vive hoje um intenso processo de degradação iniciado há dezenas de anos, mas cabe às gerações atuais corrigir este processo e evitar que a perpetuação da espécie humana sobre a Terra corra riscos.

Escassez de água; geração de lixo nas metrópoles; contaminação das águas por esgotos e efluentes industriais; aquecimento global; buraco na camada de ozônio; desmatamentos; crescimento desordenado das cidades....

Estes são alguns dos desafios que a sociedade terá de enfrentar no Século XXI e o Engenheiro Ambiental é o novo profissional que surgiu para enfrentar estes problemas.

Descrição
Em função da grande gama de atividades em que o Engenheiro Ambiental pode se inserir, o curso proporciona ampla formação, com conhecimento nas áreas de biologia, ecologia, geologia, cartografia, climatologia, poluição e impactos ambientais, legislação ambiental, saúde e meio ambiente, manejo de recursos naturais, tratamento e disposição de resíduos sólidos, dentre outros, além daqueles inerentes ao engenheiro civil, tais como matemática, física, hidrologia, topografia, hidráulica, saneamento e arquitetura. A formação de engenharia possibilita, ainda, ao engenheiro alcançar posições de planejamento e gerenciamento de grandes empresas.

Características do curso
A Engenharia Ambiental é o ramo da Engenharia que torna possível a evolução tecnológica baseada no conceito de desenvolvimento sustentável, possibilitando ao engenheiro alcançar posições de planejamento e gerenciamento de grandes empresas. Em função da grande gama de atividades em que pode se inserir, o Engenheiro Ambiental deve ter ampla formação, com conhecimento nas áreas de Biologia, Ecologia, Geologia, Cartografia, Climatologia, Poluição e Impactos Ambientais, Legislação Ambiental, Saúde Ambiental, Manejo de Recursos Naturais, dentre outros, além daqueles inerentes ao engenheiro civil, tais como Hidrologia, Topografia, Hidráulica, Saneamento e Arquitetura.

Para alguns cursos de engenharia na Barra o ciclo profissional deverá ser ministrado em um campus diferente do ciclo básico.


Diferenciais UVA

O Curso de Engenharia Ambiental da UVA foi elaborado de forma a possibilitar o convívio dos alunos de todas as Engenharias do primeiro ao quarto períodos, integrando os futuros profissionais de diferentes áreas da Engenharia. Nos quinto e sexto períodos, o curso está moldado para obter forte sinergia com a Engenharia Civil, compartilhando disciplinas como Geologia, Hidráulica, Topografia, Segurança do Trabalho, Arquitetura e Urbanismo, dentre outras. Isto possibilita um melhor conhecimento de áreas que auxiliarão na avaliação ambiental de projetos sustentáveis de Engenharia. A partir do sétimo período, concentram-se as disciplinas que irão proporcionar conhecimentos mais aprofundados e específicos de meio ambiente, tais como Ecologia e Sustentabilidade, Manejo Sustentável dos Recursos Naturais, Tratamento de Efluentes Líquidos, Disposição dos Resíduos Sólidos, Energias Renováveis, Avaliação de Risco Ambiental, dentre outras. Durante esta caminhada de acúmulo de conhecimento, nosso aluno poderá desfrutar de visitas técnicas em obras, indústrias e empreendimentos modificadores do ambiente, enfocando a avaliação, mitigação e compensação de seus possíveis impactos, conhecendo os mecanismos e soluções adotadas para prevenir, monitorar, controlar e reverter os efeitos negativos ao ambiente e às populações do entorno.
 

Mercado de Trabalho

O início do século XXI é marcado por um aumento da profissionalização na solução de problemas ambientais, cobrada cada vez mais pela sociedade. Instrumentos legais que exigem das empresas a adoção crescente de medidas preventivas contra possíveis impactos negativos ao ambiente fazem com que haja a necessidade de participação de profissionais de meio ambiente inseridos na rotina operacional destas empresas. O Engenheiro Ambiental é necessário em grande parte das atividades produtivas de nossas indústrias, nos órgãos fiscalizadores e instituições utilizadoras de recursos ambientais. Dentre as atividades cabíveis ao Engenheiro Ambiental, referentes à administração, gestão e ordenamento ambientais e ao monitoramento e mitigação de impactos ambientais, seus serviços afins e correlatos estão a supervisão, coordenação e orientação técnica; assessoria e consultoria; direção de obra e serviço técnico; vistoria, perícia, avaliação, arbitramento, laudo e parecer técnico; desempenho de cargo e função técnica; ensino, pesquisa, análise, experimentação, ensaio e divulgação técnica.

 

Coordenação Tijuca

Fale com o
Coordenador


Prof. Cezar Luiz França Pires

Formação acadêmica:

Mestre em Engenharia Civil - Meio Ambiente e Recursos Hídricos (COPPE/UFRJ);
Especialista em Metodologia do Ensino Superior (UVA);
Graduado em Engenharia Civil (UVA).


Experiência profissional:

Coordenador do curso de graduação de Engenharia Ambiental e do curso de pós-    graduação em Planejamento e Gestão Ambiental – UVA;
Professor de cursos de graduação e pós-graduação;
Sócio e consultor técnico – LCVP – Consultoria e Engenharia Ltda. – 08/2001 até a presente data;
Sócio e diretor – CPIRES Educacional – desde 06/2011;
Engenheiro hidrólogo – Companhia de Pesquisas de Recursos Minerais – CPRM – Ministério das Minas e Energia – 02/1994 a 01/2002;
Consultor técnico – ASSIN - Assessoria e Investigações Técnicas Ltda. – 10/1989 a 05/2001.
Consultor técnico – Cia. Força e Luz Cataguazes Leopoldina – 08/1999.
Consultor técnico – Fundação Getúlio Vargas – FGV do Rio de Janeiro – 07/1999.
Engenheiro civil – Enge-Rio Engenharia e Consultoria S.A. – 07/1986 a 08/1989;
Consultor técnico – Tecnosolo Engenharia de Solos S.A. – 11/1989.


Horário de atendimento:

De segunda a quarta das 16h às 18h20 e quinta-feira das 16h às 19h.


Coordenação Cabo Frio

Fale com o
Coordenador


Profa. Flávia Targa Martins

Formação acadêmica:

Engenheira Agrônoma formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000), possui mestrado em Fitotecnia pela mesma universidade concluído em 2005.

Link para Lattes: http://lattes.cnpq.br/5381790358947979


Experiência profissional:

Responsável técnica em empresas de defensivos agrícolas e usina de cana-de-açúcar produtora de etanol e na assistência técnica de pequenos e médios produtores rurais. Além de professora de Escola Técnica em Agropecuária desde 2008.


Horário de atendimento:

Segunda feira das 16 às 18h- Terça feira das 10 às 13h/16 as 20h- Quarta feira das 16 às 18h- Quinta feira das 10 às 13h/16 às 22 h


Coordenação Ciclo Básico

Fale com o
Coordenador


Profª. Andreia de Faria Nogueira

Formação acadêmica:

Doutorado em Física Molecular pela Universidade Federal Fluminense (2008), mestrado em Física de Semicondutores pela Universidade Federal Fluminense (1997) e graduação em bacharelado em física pela Universidade Federal Fluminense (1993).


Experiência profissional:

Atuou como professora substituta no Departamento de Análise da UERJ(2000) e no Departamento de Matemática Aplicada da UFF (2003 a 2005 e 2008 a 2010). Atualmente é coordenadora do ciclo básico das Engenharias e professora da Universidade Veiga de Almeida - Campus Tijuca. Exerceu a função de professora responsável pelas disciplinas de Cálculo Elementar, Cálculo Vetorial e Geometria Analítica, Cálculo I, Cálculo II e Cálculo III e atuou como professora no projeto de Curso de Nivelamento de Matemática - Campus Cabo Frio. Possui experiência na área de Física, com ênfase em Espectros Moleculares e Interações de Fótons com Moléculas, atuando principalmente no seguinte tema: espectroscopia. Leciona há 11 anos disciplinas aplicadas de Matemática para os cursos de Engenharia, Sistemas de Informação, Física, Matemática e Química.


Horário de atendimento:

4ª feira - 11:00h às 14:00h e 17:00h às 20:00h.



onde cursar

Barra - Marapendi

Av. Gal. Felicissimo Cardoso, 500, Barra da Tijuca.

Rio de Janeiro - RJ

Mais Mapa

Cabo Frio

Estrada Perynas, S/N, Perynas.

Cabo Frio - RJ

Mais Mapa

Tijuca

Rua Ibituruna, 108, Tijuca.

Rio de Janeiro - RJ

Mais Mapa